Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020
DEMANDA

Santo Remédio registra aumento de 82% na procura de testes rápidos em Manaus

Alta demanda de testes da Covid-19 na capital amazonense segue tendência de aumento nas internações pela doença nas últimas semanas; rede de drogarias já encomendou novos testes



2020-04-28t173535z_1_lynxnpeg3r1y7_rtroptp_4_health-coronavirus-brazil_B8FA879A-8B17-4F66-A11D-AA3C7E646E28.jpg Foto: Divulgação
25/09/2020 às 13:01

Em 30 dias a busca dos consumidores pelo teste rápido de detecção do coronavírus  passou  de 64% para 82% . A procura foi tão grande que a empresa investiu também na compra dos testes de swab (coleta na mucosa nasal, através de haste descartável), a aquisição será  para atender a procura dos consumidores explica a coordenadora farmacêutica, Sabrine Cordeiro. 

A rede de Drogarias Santo Remédio já realiza o teste rápidos da Covid-19 o IgG / IgM que detecta se seu organismo já entrou em contato com o coronavírus, e em breve o teste rápido de *antígeno que é o similar ao exame de rt-pcr  estará disponível aos consumidores . A diferença entre um teste e outro é que o IgM/ IgG é indicado fazer a coleta após 8 dias de  sintomas e o de antígeno pode ser coletado a partir de 1 dia dos primeiros sintomas.



Referente aos procedimento de cada teste a farmacêutica Sabrine Cordeiro informa que os procedimentos são realizados da seguinte forma : O teste rápido de IgG e IgM tem o resultado em até 20 minutos, para realizar é necessário apenas uma gota de sangue que recolhida da ponta do dedo do paciente; já o teste rápido de Antígeno também tem o resultado na hora e, para realizar é necessário fazer o procedimento de swab Nasal (recolhimento da mucosa nasal). 

Desde 28 de abril de 2020 o teste rápido para Covid-19 está sendo realizado pelas farmácias e drogarias através da Resolução - RDC Nº 377 e liberação da Anvisa. Mesmo com a importância dele para um mapeamento mais fiel da pandemia, muitas pessoas ainda subestimam  a eficácia dos testes rápidos, uma informação relevante ao público consumidor é que  todos os resultados dos testes realizados nas drogarias  são enviados ao Sistema Único de Saúde -SUS.

Aumento dos casos

Conforme publicado por A CRÍTICA durante o mês de setembro, o número de internações pela covid-19 tem aumentado em Manaus, o motivo teria a ver com aglomerações indiscriminadas causadas por festas das classes A e B, segundo a Fundação de Vigilância Santitária (FVS-AM). A alta fez com que o Governo do Amazonas decretasse, ontem (24), um novo lockdown no funcionamento de bares, flutuantes, praias, balneários, casas de show e aluguel de sítios no estado.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.