Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021
DIAGNÓSTICO

São Paulo confirma três casos de Covid-19 causados por variante que surgiu no Amazonas

Estes são os primeiros registros confirmados desta nova variante em outro Estado; Paraná investiga nove pacientes, moradores de Manaus, para saber se a nova cepa já chegou ao sul do País



000_8Z27LG_9D0CF9A6-AEE6-4BA5-B109-F7E573B8F9A4.jpg (Foto: Márcio James / AFP)
26/01/2021 às 17:34

As autoridades de Saúde de São Paulo detectaram três casos de Covid-19 no Estado causados pela nova variante brasileira do coronavírus, identificada pela primeira vez no Amazonas. A informação foi publicada pelo site do Estadão, na tarde desta terça-feira.

Estes são os primeiros registros confirmados desta nova variante em outro Estado que não o Amazonas.  A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) investiga, ainda, outros nove casos em Curitiba (PR) que podem ter sido 'levados' ao Sul do País por nove moradores da capital amazonense. Um dos infectados, uma mulher, faleceu no fim de semana.



"O vírus foi sequenciado a partir de amostras com resultados positivos de exames processados pelo Centro de Virologia de três pessoas que tiveram covid-19 e passaram por atendimento em serviços da rede pública de saúde em São Paulo, com histórico de viagem ou residência em Manaus", disse a Secretaria de Saúde de São Paulo, em nota. Hoje, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que os dados sobre a nova variante foram enviados à Inglaterra para estudos aprofundados. 

Segundo estudos feitos por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Fiocruz Amazonas, a cepa teria surgido em Manaus em dezembro e vem se disseminando com rapidez na capital amazonense. A variante, chamada de P.1, tem mutações importantes na proteína spike, responsável por permitir a entrada do patógeno nas células humanas.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.