coronavírus

'Nervos à flor da pele durante pandemia' é tema de live nesta quarta-feira (6)

Especialistas explicam ligação entre mente e pele e como minimizar os efeitos da quarentena

Portal A Crítica
05/05/2020 às 22:28.
Atualizado em 22/03/2022 às 16:26

(Psiquiatra Daniel Marques e a dermatologista Luciana Mendes esclarecem dúvidas sobre relação mente e pele (Foto: divulgação))

Nesta quarta-feira (6), a partir das 21h (horário de Brasília), o psiquiatra Daniel Marques (RQE 1.444‬) e a dermatologista Luciana Mendes (CRM-AM 5698), irão realizar live com o tema “Com os nervos à flor da pele: a forte relação entre a mente e a pele”, onde serão abordados assuntos de saúde mental e seu vínculo com a saúde dermatológica, principalmente nesse momento de isolamento e distanciamento físico no contexto da pandemia de COVID-19. A conversa será através de uma Live no Instagram oficial do Dr. Daniel Marques (@dr.danielmarques).

“A pele e o sistema nervoso estão interligados desde a nossa origem embriológica. Muitas doenças e alterações da pele, têm íntima relação com nosso estado mental e muitas vezes é preciso uma abordagem conjunta para o melhor resultado”, observa Dra. Luciana Mendes.

O isolamento social ainda é uma das principais medidas de prevenção e controle da disseminação da Covid-19. Diante desta realidade, surgem sentimentos de incerteza, insegurança, pânico, pessimismo e ansiedade, e com isso muitas doenças inflamatórias de pele podem surgir ou se agravar, já que o estresse emocional pode funcionar como um gatilho em pessoas suscetíveis a determinadas patologias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, no dia 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constituía uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia, mudando drasticamente a rotina das pessoas em todo o mundo.

Sobre os especialistas

 

Dr. Daniel Marques (@dr.danielmarques)

Formado pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, residência médica em Psiquiatria e Mestrado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento-UFPE, Psiquiatra Perito do Tribunal de Justiça de Pernambuco-TJPE. Atua em consultório particular com psiquiatria clínica e psicoterapia.

Dra. Luciana Mendes (@luciana_mendes_santos)

Formada pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM, residência de Dermatologia pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado-FMT/HVD/AM, Supervisora da Residência de Dermatologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas- HUGV e preceptora da residência em Dermatologia na FMT/HVD/AM e HUGV. Atua em consultório particular nas áreas de Dermatologia clínica, cirúrgica e estética.

Sócia Proprietária da Clínica Minha Pele Dermatologia (@minhapeledermatologia)

Mais informações: (92) 9 8156-4464.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por