Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020
#FicaNaComunidade

Sema lança cartilha para orientar populações tradicionais do AM sobre Covid-19

Ação faz parte da campanha #FicaNaComunidade e pretende levar informações oficiais sobre o novo coronavírus a moradores de Unidades de Conservação do estado



guia_semas_1464A720-F837-42E8-97D1-3D2A07B62529.JPG Foto: Divulgação
16/04/2020 às 20:19

Com a proposta de filtrar as informações a respeito do novo coronavírus (Covid-19) e orientar as populações tradicionais para o combate à doença, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lançou, nesta quinta-feira (16), um guia de cuidados voltados para os moradores das Unidades de Conservação (UC) Estaduais.

O manual faz parte da campanha “Fica na Comunidade”, lançada pela secretaria como parte das ações de enfrentamento à pandemia em áreas protegidas do Amazonas. 



A cartilha de orientações reúne as principais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), além das medidas tomadas pelo Governo do Amazonas para conter o avanço da Covid-19 no estado.

O objetivo é ampliar o acesso às informações oficiais de prevenção para minimizar o impacto do coronavírus nas comunidades situadas em Unidades de Conservação geridas pela Sema. 

“Muitas comunidades não recebem informações seguras sobre a doença ou sequer tem conhecimento de como se prevenir, o que torna essas populações muito mais vulneráveis ao novo coronavírus. Daí a importância de estender o máximo possível as informações de combate à doença pelo Amazonas”, destacou o secretário de estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

O conteúdo do manual foi totalmente adaptado à realidade das comunidades ribeirinhas, com a ilustração de situações do cotidiano e uma linguagem acessível para as populações tradicionais.

Temas como a importância de permanecer na UC, protocolos para visitas a outras comunidades ou cidades, cuidados básicos para evitar a propagação do vírus e os perigos trazidos por visitantes são alguns dos pontos abordados.

Devido às limitações de circulação e transporte fluvial impostas para a contenção da pandemia, o material será distribuído, em um primeiro momento, via internet.

O guia será distribuído localmente pelos gestores das UC vinculados à Sema e líderes comunitários, além de contar com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) para a tarefa. Clique aqui para ler a cartilha.

Visitas suspensas

Para impedir a propagação do coronavírus em áreas protegidas, a Sema suspendeu as visitas às Unidades de Conservação do Estado por tempo indeterminado, conforme a portaria nº 32, de 17 de março de 2020.

O Governo do Amazonas também suspendeu o transporte fluvial de passageiros no estado como medida de prevenção a doença. Apenas barcos para abastecimento interno das comunidades estão autorizados.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.