Terça-feira, 15 de Junho de 2021
Vacinação

Semsa define vacinação de cerca de 33 mil grávidas e puérperas nesta sexta

Chegada de 5,8 mil doses de vacinas da Pfizer/Biontech deve inaugurar a vacinação contra Covid de grávidas e puérperas em Manaus. Outras 16,38 doses devem chegar em Manaus na próxima semana. Vacinação vai começar por grupo de 'alto risco'



show_gr_vida-covid19_64A32715-B90D-41C1-8198-11E1170B2F31.jpg Foto: Reprodução/Internet
06/05/2021 às 19:16

A chegada de 5,8 mil doses de vacinas da Pfizer/Biontech deve inaugurar a vacinação contra Covid de grávidas e puérperas em Manaus, a partir da segunda semana de maio. Uma reunião da Secretaria de Saúde de Manaus, nesta sexta-feira (7), deve definir o dia da arrancada da vacinação deste grupo.

Cerca 16,380 vacinas da Pfizer estão previstas para chegar em Manauas a partir da próxima segunda-feira (10), segundo o Ministério da Saúde. O cadastro para vacinação deste grupo já está disponível no site Imuniza Manaus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacinação de pelo menos 28,4 mil grávidas e de puérperas, 4,7 mil, deve iniciar pelo grupo de cerca de 4,3 mil pessoas que estão incluídas na classificação de "alto risco". Este grupo terá prioridade na imunização, independentemente da idade. Ao todo, a secretaria estima vacinar cerca de 33 mil pessoas com as doses iniciais da Pfizer. 

Para identificar gestantes de alto risco, a Semsa utiliza o critério de avaliação de comobirdades, condição que eleva os riscos à saúde durante e após a gravidez.  A decisão de atender grávidas e puérperas atende o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, que leva em conta o risco de hospitalização e morte de gestantes e puérperas em consequência da covid-19.

"A data de início da vacinação desse grupo será definida pela Semsa até esta sexta-feira, 7 e as mulheres que se enquadram nas condições de prioridade serão orientadas quanto aos locais, horários e documentos necessários para garantir o atendimento", disse em nota a Semsa.

Conforme o Ministério da Saúde, por meio de nota técnica, evidências científicas e dados epidemiológicos disponíveis no momento mostram que a gestação e o puerpério são fatores de risco quando associados à covid-19, levando tanto à hospitalização e ao óbito, como ao parto prematuro e ao abortamento.



As doses da Pfizer/Biontech estão estão armazenadas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), em ambiente climatizado nas condições de baixíssima temperatura determinadas pelo fabricante.

Cadastro

Para realizar o cadastro, é preciso acessar o site Imuniza Manaus e escolher a opção “Cadastro de Cidadão”. Depois de preencher os dados pessoais (nome, data de nascimento, CPF e telefone de contato), a mulher deve informar no item “Categoria” se é gestante ou puérpera e, na opção “Grupo”, se tem ou não comorbidade.

 

Repórter

Mais de Acritica.com

15 Jun
WhatsApp_Image_2021-06-15_at_20.54.40_91E6878E-6D07-4166-9A69-6811292E621D.jpeg

Homem é morto a tiros e outro fica ferido na Compensa

15/06/2021 às 21:03

Felipe Siqueira Pereira, 30, foi morto a tiros na rua Cristo Rei, situada no bairro Compensa, Zona Oeste da cidade, na noite desta terça-feira (14). O primo dele, Wilian Siqueira Pereira, 36, foi atingido por disparos de arma de fogo ao entrar em luta corporal contra o assassino no intuito de salvar o familiar. 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.