Sexta-feira, 23 de Outubro de 2020
QUALIFICAÇÃO

Sírio-Libanês oferece cursos gratuitos para capacitar profissionais da área de saúde

Entre os cursos, há um trabalho especificamente para abordar as síndromes gripais, como a Covid-19. Veja como se inscrever



SIRO_AE3E91AA-8C20-40CF-926F-60D106618BD4.jpeg
01/04/2020 às 15:06

A informação é uma ferramenta fundamental para disseminar conhecimento e, em tempos de pandemia, é importante compartilhar competências e experiências que possam ajudar profissionais de saúde. Por isso, o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa disponibilizará em suas plataformas de Ensino a Distância quatro cursos gratuitos, que podem ser feitos a qualquer hora do dia. Os cursos têm duração diversas e são dirigidos a um público amplo. Clique aqui para se inscrever. 

Especificamente para atender a situação atual com o SARS-CoV-2, a instituição está lançando o curso “Manejo de Síndrome Gripal e suas Complicações (incluindo Covid-19)”. A proposta do curso será fornecer informações confiáveis e conhecimento clínico atualizado para manejo do paciente com sintomas respiratórios em toda a rede de atenção à saúde, desde sua correta triagem e avaliação na atenção básica, manejo das complicações bacterianas mais prevalentes e princípios de suporte intensivo nessa população. “Incluímos também discussões de situações especiais, como pacientes imunodeprimidos e idosos”, explica Dr. Luciano Azevedo, superintendente de Ensino do Sírio-Libanês. O curso tem 20 vídeo-aulas de 15 min de duração, com enfoque prático em diagnóstico, tratamento e medidas de isolamento.



O segundo curso ofertado gratuitamente para profissionais de saúde será “Introdução à Ventilação Mecânica”, que abordará os modos ventilatórios básicos e o manejo habitual da insuficiência respiratória. O público-alvo desse curso são médicos, residentes, graduandos de medicina a partir do 2º ano, fisioterapeutas e graduandos de fisioterapia do último ano. O curso terá três aulas, com conteúdo teórico e vídeo-aula.

O terceiro curso que será oferecido pelo Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa será o de cuidador de idosos, que já existia em seu portfólio de aulas. “Diante do cenário em que os idosos se encontram, a partir da pandemia de Covid-19, é fundamental ajudar a capacitar profissionais que possam prevenir a proliferação e cuidar de pessoas com mais de 65 anos”, explica Dr. Luciano. As aulas poderão ser cursadas por pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, que completaram o ensino fundamental, interessados em prestar cuidado de qualidade a idosos com variados graus de dependência física ou mental. O aluno será instrumentalizado quanto ao universo do envelhecimento de forma a ter uma visão global do idoso e seu meio, incluindo os aspectos biológicos, psíquicos e sociais. O curso tem três módulos com 20 horas total de duração.

O quarto e último curso a fazer parte dessa iniciativa é o “Programa Experiência Sírio-Libanês 2019”, criado para estudantes de medicina, que oferece experiências construtivas junto ao corpo clínico do hospital, colaboradores e pacientes, por meio de atividades online. “O curso inclui palestras rápidas do corpo clínico, material complementar para estudos e acompanhamento de reuniões científicas gravadas no hospital”, diz Dr. Luciano. “São no total 40 atividades online que fazem parte do nosso conteúdo pedagógico regular, mas que estão sendo oferecidas no atual momento para ajudar a capacitar os estudantes de medicina de forma digital”, complementa o médico.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.