Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
saúde pública

Sobe para 11 o número de casos confirmados para Covid-19 no Amazonas

Todos os casos foram registrados na capital amazonense. Informações constam em último boletim divulgado pelo Governo do Estado



corona_8C6339F9-BA08-4C93-BAD1-052F0348B18B.JPG Foto: Reprodução / Internet
21/03/2020 às 17:20

De ontem para hoje (21), mais quatro casos de coronavírus (Covid-19) foram confirmados em Manaus. A informação consta em boletim divulgado neste sábado pelo Governo do Estado.

Dos 23 casos que estão em investigação, 10 são da capital, quatro de Coari, quatro de Boca do Acre, três de Itacoatiara e dois de Parintins. O número de casos notificados chega a 100, destes 66 já foram descartados.



Um dos casos suspeitos é uma paciente internada no Hospital Delphina Aziz, em ar ambiente, ou seja não está entubada e não está evoluindo com gravidade. Tem febre e dificuldade para respirar, por isso precisa estar em ambiente hospitalar.

De acordo com a  diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, dos quatro casos novos confirmados hoje, um é importado e três são contatos de casos importados, o que significa que  já há transmissão local do vírus.

“Agora havendo transmissão local, esses pacientes, esses doentes se tiveram contato com outras pessoas podem ter transmitido o vírus para essas outras pessoas, portanto nós entramos numa fase agora em que nós precisamos identificar o mais rapidamente possível os casos sintomáticos de pessoas que apresentam febre e tosse ou dor de garganta ou dificuldade para respirar, de tal forma que nós possamos identificar essas pessoas, isolá-las e dar o atendimento adequado a elas”, disse a diretora.

Rosemary Costa Pinto lembrou que ontem, sexta-feira, o Brasil decretou Estado de Calamidade Pública, significando que o país já está na fase de  transmissão comunitária.

“Ainda não é o nosso caso (Amazonas), ainda estamos com transmissão local, onde nós ainda conseguimos identificar quem transmite pra quem, mas no Brasil inteiro presume-se que existe ampla circulação do vírus e, portanto, se nós tivermos algum sintoma respiratório acompanhado de febre, o ideal é o isolamento domiciliar. A pessoa deve se auto isolar, evitar contato com outras pessoas, usar de etiqueta respiratória ao tossir e espirrar, usar a curva interna do braço. Uma atenção muito grande com as medidas de higiene, separar seus utensílios domésticos, de alimentação, tomar um cuidado especial com a sua roupa, usar adequadamente o vaso sanitário, tampando quando for dar descarga para evitar a transmissão do possível vírus”, orientou

Esperança

Rosemary Costa Pinto que os estudos que associam a cloroquina, medicamento usado para malária a outro antibiótico são promissores e, que nesse momento se aguarda a manifestação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que se possa aplicar o tratamento.

“Nós temos notícias promissoras, tanto de estudo realizado na China com vinte e poucos pacientes, quanto estudo americano realizado nos Estados Unidos, que demonstram a efetividade de um esquema que não é apenas o medicamento para malária, mas é uma associação com outro antibiótico, com medicações que tem curado pacientes com o novo coronavírus. É muito promissor, nós estamos aguardando os protocolos da OMS, esperamos que a OMS logo emita protocolos de como é que deve ser feito o tratamento, qual a concentração que deve ser usado e quantas vezes por dia, enfim, a posologia, a forma de tratamento orientada pela OMS, esperamos que logo tenhamos boas notícias sobre isso”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O Governo do Estado do Amazonas atualizou, neste sábado (21/03), as informações sobre medidas de prevenção e controle do novo Coronavírus. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ De acordo com o último boletim, são 11 confirmados, todos em Manaus. Dos casos que estão em investigação, 10 são da capital, quatro de Coari, quatro de Boca do Acre, três de Itacoatiara e dois de Parintins. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Confira a última atualização e compartilhe apenas dados oficiais, evitando a propagação de notícias falsas. Informação também faz parte do combate ao novo Coronavírus. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #GovernoDoAmazonas #GovAM #SaúdeAM #Coronavírus #Covid19

Uma publicação compartilhada por Governo do Amazonas (@governo_do_amazonas) em

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.