SAÚDE

Susam prepara Hospital Delphina Aziz para eventual surto de Covid-19 em Manaus

Segundo secretário de saúde, Rodrigo Tobias, unidade hospitalar pode expandir capacidade para 200 leitos exclusivos para casos de coronavírus

Robson Adriano
13/03/2020 às 21:26.
Atualizado em 10/03/2022 às 10:36

(Foto: Arquivo/A Crítica)

O secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, informou que caso haja uma epidemia de Covid-19 em Manaus, o Hospital e Pronto Socorro Delphina Abdel Rinaldi Aziz, localizado na Zona Leste de Manaus, está sendo preparado para um possível surto da doença. 

"Hoje, temos 50 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desse total, 10 já foram habilitadose credenciados pelo Ministério da Saúde (MS). Caso haja um grande surto na cidade, só no Delphina Aziz, podemos abrir 200 leitos exclusivos para pacientes diagnósticados com Covid-19", declarou Tobias. 

"Não podemos esquecer que o Covid-19 é uma doença respiratória. No Amazonas, temos que ter cuidado com outras que já se instalaram, como o H1N1. A campanha de vacinação contra a gripe, este ano será antecipada e no dia 23 de março daremos início", complementou a diretora-presidente da FVS-AM. 

Os profissionais da área da saúde também serão equipados com Equipamento de Proteção Individual (EPI). Segundo Rosemary Costa Pinto, diretora da Dundação de Vigilância em Saúde (FVS), a rede estadual e municipal de Saúde será abastecida com luvas, máscaras e álcool em gel. "Eles são a nossa linha de frente. Tem o primeiro contato. É necessário esse cuidado", frisou. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por