Testes rápidos de Covid-19 serão oferecidos em 48 UBS de Manaus
Anúncio foi feito nesta quinta, pelo prefeito Arthur Neto, que anunciou funcionamento de 18 unidades aos fins de semana e prometeu centro de reabilitação pós-covid

A rede municipal de saúde vai ofertar, em 48 unidades básicas, o diagnóstico de Covid-19 por meio de testes rápidos. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto, que revelou também que as 18 UBS que são referência no atendimento para a Covid-19 passarão a funcionar também aos fins de semana.
O funcionamento das unidades aos fins de semana foi cobrado pelo governador Wilson Lima, no último dia 14, quando ele fez duras críticas à atuação da Prefeitura de Manaus no combate à pandemia na capital. Três semanas depois, o prefeito fez o anúncio e revelou também que as UBS referência (veja endereços ao final desta matéria) irão funcionar em horário estendido de segundo a sexta e das 8h às 18h aos fins de semana.
Sem dar maiores detalhes sobre local de funcionamento e critérios para atendimento, Arthur também afirmou que a Prefeitura vai criar um centro de reabilitação pós-Covid, que seria um embrião para um projeto maior que deve ser deixado para a próxima gestão municipal executar. "Temos o covid e depois tem o pós covid, que é muito duro. Por isso estamos inclusive tendo um embrião no centro de reabilitação que trabalha com a recuperação de todas as doenças, com fisioterapia, entre outros. Fisioterapia é essencial para recuperação da covid", ressaltou Arthur, afirmando que o centro irá atender 1600 pessoas por mês.
Diagnóstico
Ainda para mapear de maneira mais efetiva o alcance da Covid-19 em Manaus, a prefeitura vai iniciar o segundo ciclo de testagem rápida dos profissionais de saúde do município. Além disso, exames de RT-PCR, que indicam o vírus ativo no corpo, serão feitos nas grávidas em pré-natal na Maternidade Municipal Moura Tapajoz.
O prefeito afirmou, ainda, que serão intensificadas as ações de saúde preventiva e assistencial para comunidades indígenas da capital. "Constatando a doença e a necessidade de um tratamento, encaminharemos para os hospitais do Estado".
UBSs preferenciais
Distrito Leste
- UBS ALFREDO CAMPOS - rua André Araújo, s/nº - Zumbi 2
- UBS DR. JOSÉ AMAZONAS PALHANO - rua Antônio Matias, São José 2
- UBS MARIA LEONOR BRILHANTE - avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves
Distrito Norte
- UBS AUGIAS GADELHA - rua A, nº 15 - Cidade Nova 1
- UBS BALBINA MESTRINHO - rua 17, nº 170 - Cidade Nova
- UBS MAJOR SÁLVIO BELOTA - rua das Samambaias, nº 786 - Santa Etelvina
Distrito Sul
- UBS JOSÉ RAYOL DOS SANTOS - avenida Constantino Nery, Chapada
- UBS MORRO DA LIBERDADE - rua São Benedito, Morro da Liberdade
Distrito Oeste
- UBS DEODATO DE MIRANDA LEÃO - avenida Presidente Dutra, Glória
- UBS LEONOR DE FREITAS – avenida Brasil, s/nº - Compensa 2
CLÍNICA DA FAMÍLIA CARMEN NICOLAU - rua Santa Tereza D’ávila, Lago Azul
Novas UBS Preferenciais
Zona Norte: UBS Arthur Virgílio
Zona Sul: UBS Dr. Luiz Montenegro, UBS Theomário Pinto e Theodomiro Garrido
Zona Leste: UBS Ivone Lima e UBS Gebes de Medeiros
Zona Oeste: UBS Santos Dumont