Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021
ATENDIMENTO

Testes rápidos de Covid-19 serão oferecidos em 48 UBS de Manaus

Anúncio foi feito nesta quinta, pelo prefeito Arthur Neto, que anunciou funcionamento de 18 unidades aos fins de semana e prometeu centro de reabilitação pós-covid



49781708102_2170de83a5_c_18DEAFAE-ABE9-4071-8E4A-82CC2BAAA954.jpg (Foto: Alex Pazuello / Semcom)
05/11/2020 às 12:10

A rede municipal de saúde vai ofertar, em 48 unidades básicas, o diagnóstico de Covid-19 por meio de testes rápidos. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto, que revelou também que as 18 UBS que são referência no atendimento para a Covid-19 passarão a funcionar também aos fins de semana.

O funcionamento das unidades aos fins de semana foi cobrado pelo governador Wilson Lima, no último dia 14, quando ele fez duras críticas à atuação da Prefeitura de Manaus no combate à pandemia na capital. Três semanas depois, o prefeito fez o anúncio e revelou também que as UBS referência (veja endereços ao final desta matéria) irão funcionar em horário estendido de segundo a sexta e das 8h às 18h aos fins de semana.



Sem dar maiores detalhes sobre local de funcionamento e critérios para atendimento, Arthur também afirmou que a Prefeitura vai criar um centro de reabilitação pós-Covid, que seria um embrião para um projeto maior que deve ser deixado para a próxima gestão municipal executar. "Temos o covid e depois tem o pós covid, que é muito duro. Por isso estamos inclusive tendo um embrião no centro de reabilitação que trabalha com a recuperação de todas as doenças, com fisioterapia, entre outros. Fisioterapia é essencial para recuperação da covid", ressaltou Arthur, afirmando que o centro irá atender 1600 pessoas por mês.

Diagnóstico

Ainda para mapear de maneira mais efetiva o alcance da Covid-19 em Manaus, a prefeitura vai iniciar o segundo ciclo de testagem rápida dos profissionais de saúde do município. Além disso, exames de RT-PCR, que indicam o vírus ativo no corpo, serão feitos nas grávidas em pré-natal na Maternidade Municipal Moura Tapajoz.

O prefeito afirmou, ainda, que serão intensificadas as ações de saúde preventiva e assistencial para comunidades indígenas da capital. "Constatando a doença e a necessidade de um tratamento, encaminharemos para os hospitais do Estado".

UBSs preferenciais

Distrito Leste

- UBS ALFREDO CAMPOS - rua André Araújo, s/nº - Zumbi 2

- UBS DR. JOSÉ AMAZONAS PALHANO - rua Antônio Matias, São José 2

- UBS MARIA LEONOR BRILHANTE - avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves

Distrito Norte

- UBS AUGIAS GADELHA - rua A, nº 15 - Cidade Nova 1

- UBS BALBINA MESTRINHO - rua 17, nº 170 - Cidade Nova

- UBS MAJOR SÁLVIO BELOTA - rua das Samambaias, nº 786 - Santa Etelvina

Distrito Sul

- UBS JOSÉ RAYOL DOS SANTOS - avenida Constantino Nery, Chapada

- UBS MORRO DA LIBERDADE - rua São Benedito, Morro da Liberdade

Distrito Oeste

- UBS DEODATO DE MIRANDA LEÃO - avenida Presidente Dutra, Glória

- UBS LEONOR DE FREITAS – avenida Brasil, s/nº - Compensa 2

CLÍNICA DA FAMÍLIA CARMEN NICOLAU - rua Santa Tereza D’ávila, Lago Azul

Novas UBS Preferenciais 

Zona Norte: UBS Arthur Virgílio 

Zona Sul: UBS Dr. Luiz Montenegro, UBS Theomário Pinto e Theodomiro Garrido

Zona Leste: UBS Ivone Lima e UBS Gebes de Medeiros

Zona Oeste: UBS Santos Dumont

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.