Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020
PARCERIA

Ufam terá centro de triagem para testes de Covid-19 em profissionais de saúde

Parceria entre a universidade e Susam terá coordenação da FVS-AM e testes feitos por alunos finalistas e professores dos cursos de Enfermagem e Farmácia



show_images__6__C391C18E-FD10-4F77-A29F-31919B0FA67A.jpg Foto: Divulgação
14/04/2020 às 14:58

O prédio do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi o escolhido para funcionar como centro de triagem para a realização de testes rápidos nos profissionais de saúde do estado. A ação acontecerá em parceria entre a universidade e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que irá coordenar o centro.

Os testes devem ser administrados por alunos finalistas e professores dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Ufam. Conforme a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, a Susam já disponibilizou os equipamentos de proteção individual para os participantes dessa ação, assim como a quantidade necessária dos testes rápidos que serão utilizados.



A forma de entrada dos profissionais de saúde para realizar os testes se dará por meio de agendamento automático realizado por meio de um aplicativo para smartphones. Segundo Rosemary, o aplicativo poderá ser acionado assim que o profissional de saúde sentir sintomas da doença.

"Assim que o profissional sentir algum sintoma, ele acionara o aplicativo que, então, agendará automaticamente uma visita ao centro de triagem dentro de oito dias após o acionamento. O profissional irá até o prédio de enfermagem da Ufam, fará o teste rápido e saberá se deu positivo ou negativo para a Covid-19", explicou.

"Caso o resultado seja negativo, o profissional estará apto para continuar trabalhando. Caso positivo, o paciente ficará em quarentena se recuperando da doença, para que, assim que esteja recuperado, possa voltar à linha de frente de enfrentamento do novo coronavírus no estado", concluiu.

A ação de triagem dos profissinais de saúde segue estratégia da Susam em testar de forma prioritária os profissionais de saúde, militares, parentes dessas duas categorias e, por fim, pacientes civis que apresentem sintomas graves. "Temos uma realidade de testes limitados, portanto escolhemos primeiro testar aqueles que estão trabalhando na linha de frente do combate a pandemia", explicou a nova titular da Susam, Simone Papaiz.

Conforme Simone, em breve o centro de triagem para os militares será escolhido e os procedimentos serão divulgados. "Estamos em fase de negociação para que isso seja possível", afirmou.

News cd352277 0e1c 46a0 a7be 1c103dc77fdf 61069a10 0ddc 4dd3 a064 0924327cad53
Subeditor do Portal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.