Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
CIÊNCIA

Vacina não será descoberta nesta pandemia, diz pesquisador da FMT-HVD

De acordo com Marcus Lacerda, ao passo que não se espera um tempo muito prolongado da doença, a população deve estar preparada para os próximos dois meses que serão os mais críticos da pandemia



unnamed_9E4A2EA0-2128-4753-B0A8-C0370ABB528C.jpg Foto: Divulgação/Fapeam
07/04/2020 às 13:12

Uma vacina para combater o Novo Coronavírus não será criada durante esta pandemia, mas será importante para as próximas que surgirão já, que esta não será a última, segundo os pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), entidade responsável pelo estudo pioneiro aprovado no último dia 23 de março pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa sobre o uso da cloroquina no tratamento de pacientes internados em estado grave pelo novo coronavírus (Covid-19).

“Esta pandemia tem uma velocidade muito rápida, e obviamente que gostaríamos de tomar uma vacina, o que não deve ser possível ainda nesta pandemia. O mais importante é lembrar: o que será descoberto nesta pandemia vai ser decisivo para as outras epidemias pelas quais o Planeta deverá passar. Então, é muito importante que os cientistas estejam com a atenção toda concentrada em gerar a evidência para que isso não e repita no futuro da mesma forma. O mundo não estava preparado para uma pandemia deste tamanho; isso há 100 anos não vivíamos. E todo aprendizado agora, incluindo tecnologia, será de grande utilidade”, informou o pesquisador e investigador principal do Estudo CloroCOVID-19, Marcus Lacerda.



“Neste século 21, em duas décadas tivemos quatro pandemias. Muito mais que no passado. Temos riscos, sim, e, sem querer intraquilizar as pessoas, esta não será a última”, reforça o diretor da FMT-HVD, Marcus Guerra que, junto com Lacerda e demais pesquisadores da Fundação, participou de coletiva on line na manhã desta terça-feira.

De acordo com Lacerda, ao passo que não se espera um tempo muito prolongado da doença, a população deve estar preparada para os próximos dois meses que serão os mais críticos da pandemia.

“Não esperamos um temo muito prolongado da doença, a contaminação dela infelizmente é muito rápida, e a acreditamos que os próximos dois meses serão os mais críticos. E acho que a população deve começar a deslumbrar esse mundo após a pandemia, ou seja, um momento de renascimento, de grandes aprendizados e onde a própria ciência talvez seja reinventada”, comentou o pesquisador da Covid-19.

Alerta

Em pronunciamentos anteriores, o médico Marcus Lacerda aproveitou para alertar a população sobre os perigos da automedicação e de que não há evidências científicas de que a cloroquina tenha efeito profilático, de prevenção ao novo coronavírus.

“Essa informação não existe, ninguém mostrou até hoje no planeta e isso não tem sido aconselhado porque não há qualquer evidência realmente, então a gente está tentando estudar naquelas pessoas que já desenvolveram sintomas clínicos, e aqueles mais graves, como eu disse, se beneficiaram discretamente do uso da cloroquina”, afirmou.

O infectologista Marcus Lacerda também destacou a mobilização de especialistas e parceiros em torno da pesquisa desenvolvida no Amazonas. Uma equipe de cerca de 70 pessoas, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e alunos de pós-graduação, está instalada no HPS Delphina Aziz há 16 dias para fazer a coleta e análise dos dados.

“Todos nós descobrimos que a gente pode fazer tudo mais rápido, com uma certa energia gasta, mas com trabalho de equipe e vontade. Um estudo desse não demoraria menos de um ano, por baixo, em situações normais. A gente conseguiu em duas semanas, aqui no Amazonas, fazer um estudo que atende a todas as regras internacionais de um estudo clínico”, pontuou.

Entre as instituições parceiras do projeto de pesquisa estão: Secretaria de Estado de Saúde (Susam); Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fiocruz Amazônia e Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos).

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.