Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021
Sem carnaval

Vereador Rodrigo Guedes pede que recurso do carnaval seja direcionado para a Saúde de Manaus

Ele também solicitou o cancelamento do carnaval em Manaus



show_TRANSMISS_O_33D8EB32-AA23-4902-AC74-809F5C4142E2.jpg Foto: Arquivo A CRÍTICA
22/01/2021 às 13:52

O vereador Rodrigo Guedes (PSC) solicitou o cancelamento do carnaval em Manaus em 2021, para evitar o aumento no número de casos de coronavírus na capital. O ofício 013/21, que foi encaminhado ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e ao governador do Estado, Wilson Lima (PSC), nesta sexta-feira (22), pede que os recursos destinados ao carnaval sejam redirecionados à Saúde da capital e do interior.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) do município, aprovada 2020, prevê R$ 1 milhão de recursos para o carnaval de 2021 em Manaus. Além disso, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) prevê, para este ano, o investimento de R$ 5, 2 milhões para a realização de todos os eventos culturais em Manaus e nos demais municípios do Estado.



Segundo o vereador Rodrigo Guedes, a falta de capacidade nas redes hospitalares para a internação de pacientes vítimas da Covid-19, deixou a cidade de Manaus em estado de alerta e, por conta disso, houve a necessidade de suspender atividades que envolvem aglomeração, bem como o redirecionamento dos recursos ao reforço nos hospitais.

O vereador acrescenta, ainda, que por conta do número alarmante de internações por conta do coronavírus, a rede pública hospitalar do Amazonas encontra-se, hoje, com 93% de lotação.

Em ofício, Rodrigo Guedes faz um alerta à Prefeitura de Manaus com relação a esse quantitativo que, segundo ele, repetiu a época de terror em que a população de Manaus vivenciou no mês de abril e maio do ano passado.

"Considero muito importante, tanto cultural quanto economicamente, a realização do  carnaval na cidade de Manaus.  Mas o Amazonas está em 9° lugar como estado com maior taxa de incidência da doença no país, tendo a capital o maior percentual da população do Estado. Percebo que ainda não estamos preparados para a realização desta festa”, disse o vereador.

“Além disso, solicito a abertura de editais para que a Prefeitura e o Governo contemplem os artistas da capital que ficarão privados de fazer arte durante o carnaval. Para que os responsáveis por essa  grande celebração cultural tenham sustento ao longo de 2021”, concluiu.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.