Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
MEDIDAS

Wilson Lima suspende viagens de servidores e adia eventos em prevenção ao Covid-19

As medidas foram adotadas como força de ação, prevenção e controle do novo coronavírus (Covid-19). Wilson Lima determinou a readequação ou adiamento de eventos realizados pelo governo



JUNIO_MATOS_260299E2-DCEE-40CA-9F85-E070372A9165.JPG Foto: Junio Matos
15/03/2020 às 12:14

O governador do Amazonas, Wilson Lima, determinou, no sábado (14), a suspensão de viagens de servidores estaduais para fora do estado, salvo em casos de extrema necessidade, e que sejam readequados ou adiados os eventos realizados pelo Governo. Ele destacou que o Estado está conduzindo as ações de prevenção e controle do novo coronavírus (Covid19) de forma séria e transparente.

Em pronunciamento nas redes sociais, o governador afirmou que não há motivo para pânico e que o momento requer atenção de todos para as medidas de prevenção, como lavagem frequente das mãos com água e sabão e uso de álcool gel, bem como evitar aglomerações de pessoas e compartilhamento de objetos de uso pessoal.



Entre as medidas adotadas pelo Estado, Wilson Lima afirmou que estão suspensas as atividades da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), pelo período de quatro semanas, prorrogáveis. A suspensão é necessária para resguardar a saúde das pessoas atendidas pela instituição, principalmente idosos acima de 60 anos, grupo vulnerável ao agravamento de casos de síndromes respiratórias, em especial Covid19.

Outra medida determinada pelo governador é suspender as viagens oficiais de servidores do Estado, o que só deve ocorrer em casos de extrema necessidade. Os órgãos estaduais também deverão revisar todo o calendário de eventos que pretendem realizar, para adiamento ou adequação para assegurar a adoção de medidas de prevenção.

Wilson Lima recomendou que a população busque nos sites e redes sociais de órgãos governamentais todas as informações sobre medidas de prevenção, onde buscar atendimento em casos de sintomas e as ações das autoridades de saúde. Os canais que podem ser consultados são os sites, portais e redes sociais do Governo do Amazonas, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e do Ministério da Saúde.

O governador recomendou, ainda, o adiamento de eventos que reúnem muitas pessoas, organizados pela iniciativa privada e outras instituições ou entidades.

Controle e prevenção

Sobre o primeiro caso de Covid-19 diagnosticado no Amazonas, Wilson Lima afirmou que as autoridades de vigilância e saúde do Estado permanecem monitorando o quadro de saúde da mulher com diagnóstico positivo. Ela permanece em isolamento doméstico, com sintomas brandos da doença.

O governador ressaltou que a rede de assistência do Estado está preparada para o atendimento caso haja pacientes infectados pelo novo vírus. O exame da paciente diagnosticada foi realizado, com resultado em menos de 24 horas, no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas, (Lacen-AM), que foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar o procedimento na semana passada.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

25 Mai
ARQUIVO_AG_NCIA_BRASIL_8E54B548-1F0D-43FC-B519-959FF459E3B2.jpg

MEC suspende pagamento de parcelas do Fies

25/05/2020 às 13:17

O estudante que tiver interesse em suspender as parcelas deverá se manifestar junto ao banco até 31 de dezembro. A suspensão vale para os contratos que estavam em dia antes da decretação do estado de calamidade pública, reconhecido em 20 de março, e será retroativa às parcelas que não foram pagas desde então


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.