Publicidade
Cotidiano
Notícias

1° Fórum Cunhantã Digital define ações para atrair participação feminina nas áreas de tecnologias

Evento reune educadores para criar uma agenda de atividades com estratégias para incentivar a aproximação do público feminino dos cursos de exatas 29/01/2016 às 14:04
Show 1
Mais de cem pessoas, entre coordenadores, professores e alunas compareceram no evento que busca criar uma agenda de atividades com estratégias para incentivar a aproximação do público feminino com os cursos de exatas
Hellen Miranda Manaus (AM)

O 1° Fórum Cunhantã Digital começou na manhã desta sexta feira (29), no Novotel Manaus, Distrito Industrial, Zona Sul, reunindo educadores dos cursos de tecnologia da capital. Mais de cem pessoas, entre coordenadores, professores e alunas compareceram no evento que busca criar uma agenda de atividades com estratégias para incentivar a aproximação do público feminino com os cursos de exatas. 

De acordo com o professor Cristiano Maciel, trazer a discussão inclusiva estimula as meninas a se interessar pela área. “Nós percebemos que a partir dos vários projetos criados em locais diferentes do País, motivaram as meninas a pensarem que podem seguir a área em um universo onde os homens ainda são maioria. Elas saem com a idéia diferenciada e já passam também a multiplicar esse pensamento”, destaca o professor, que é coordenador do movimento, nacionalmente conhecido “Meninas Digitais”. 

Para a coordenadora do fórum, Fabíola Nakamura os educadores do ensino médio e fundamental ajudarão a simplificar a entrada dessas meninas no mundo de exatas. “Os professores tem acesso ao grupo e podem identificar e até nos ajudar a criar ações válidas. Muitas vezes acabamos perdendo grandes talentos por uma questão cultural”, ressalta Fabíola.

A Superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, também esteve presente no evento e reforçou que o órgão pode ser tonar parceira do movimento com o objetivo de atrair mão-de-obra qualificada para as empresas do Pólo Industrial local. A primeira edição do Fórum Cunhantã Digital faz parte da programação da Escola Avançada de Sistemas Computacionais e Robóticos (EARTH), que encerra hoje.

Publicidade
Publicidade