Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
olimpiada.JPG
publicidade
publicidade

Educação

1ª Olimpíada de Língua Portuguesa lançada nesta quarta-feira (04)

Promovida pela Secretaria de Educação, competição é voltada aos alunos da rede pública estadual


05/04/2017 às 05:00

A 1ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas (Olpam) será lançada nesta quarta-feira, 4, a partir das 8h, no Centro Cultural Thiago de Mello, na avenida Autaz Mirim, bairro Amazonino Mendes, Zona Leste. Desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), a competição é destinada aos estudantes da Educação Básica e busca incentivar a criatividade e a expressão dos alunos na produção de variados gêneros textuais.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetivadas pelo gestor da escola na qual o estudante está matriculado ou pelo profissional por ele designado, até 2 de maio deste ano. O regulamento da Olpam está no endereço eletrônico: www.educacao.am.gov.br. A ficha de inscrição deve ser encaminhada ao Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), na avenida Waldomiro Lustoza, bairro Japiim II, atendendo aos requisitos estabelecidos no regulamento.

A coordenadora estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa, Francisca França, revelou que a Olpam será realizada a cada dois anos, assim como a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. “No ano que não tem a competição nacional, teremos a estadual. Vamos oferecer aos nossos estudantes a possibilidade de continuar essa dinâmica de conhecer os gêneros e proporcionar aos professores uma formação continuada. No final, todos ganham inclusive a sociedade”, apontou. 

Francisca, que também integra o Grupo de Trabalho de Língua Portuguesa (GTLP) da Seduc, destacou que esse tipo de competição é muito importante para o aprendizado do aluno. “A Olimpíada nacional tem nos dado muitos resultados perceptíveis nas avaliações externas de língua portuguesa e os próprios professores durante os encontros de formação dizem que a competição tem contribuído muito com o desempenho dos alunos. É bastante positiva essa avaliação”, disse. 

A professora Eliane Chaves, que foi orientadora do estudante Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira, 11, medalhista de ouro na 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em 2016, garante que as competições estimulam e melhoram as competências dos alunos em áreas como linguagem oral, leitura e escrita. “É uma atividade que envolve diversas disciplinas e ainda ajuda o aluno a ler, escrever e interpretar texto melhor, além de desenvolver a oratória”, destacou.  

A 1ª edição da Olpam propõe alguns gêneros que abordem a temática “Registrando discursos midiáticos e narrativas do cotidiano amazonense”. Durante o lançamento, nesta quarta-feira, haverá duas palestras que abordarão a narrativa e o discurso midiático, assuntos temas da competição. Os palestrantes também vão estar, em data a ser definida, no Centro de Mídias da Seduc para orientar os gestores e professores do interior do Estado. A divulgação do resultado final da Olimpíada deve ser divulgado até dia 9 de outubro deste ano. 

Competição dividida em três etapas

De acordo com o regulamento proposto, a Olimpíada de Língua Portuguesa do Amazonas (Olpam) será realizada em três etapas: escolar; distrital/regional; e estadual, contemplando os ensinos Fundamental I e II (3º ao 9º ano), Médio, Projeto Avançar (Fase I e II), Educação de Jovem e Adulto - EJA (ensino fundamental e médio), Educação Indígena e Educação do Campo.

 A produção textual deve levar em conta o ano escolar de cada estudante: Desenho (para aluno de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental), Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental), Conto (7º e 8º anos do Ensino Fundamental), Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio) e Documentário (2ª e 3ª série do Ensino Médio).

publicidade
publicidade
Em parceria com a Valer, Beth Azize lança reedição de 'E Deus Chorou Sobre o Rio'
Com 4 faixas, 'Virtual' é o novo EP da cantora amazonense Kely Guimarães
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.