Publicidade
Cotidiano
DISCUTINDO A PROFISSÃO

1ª Semana de Farmácia da UEA debate perspectivas e inovações da profissão no AM

Evento acontece de hoje à sexta (17) sob o tema “Perspectivas e Inovações para o Profissional Farmacêutico em um Cenário Nacional de Mudanças” 15/03/2017 às 05:00 - Atualizado em 15/03/2017 às 12:14
Show uea2
Semana acontecerá a partir das 8h no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizado na avenida Carvalho, 1777, Cachoeirinha, Zona Sul / Foto: Divulgação
Paulo André Nunes Manaus (AM)

Começa nesta quarta e vai até a próxima sexta-feira (17) a 1ª Semana de Farmácia, que acontecerá a partir das 8h no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizado na avenida Carvalho, 1777, Cachoeirinha, Zona Sul.

A finalidade do evento, que vai congregar estudantes e profisionais já habilitados, é tratar de diversos temas sobre a atuação do profissional no Brasil e na Amazônia. No entanto, três tópicos devem nortear as ações da semana: as perspectivas e inovações do segmento; o novo contexto do farmacêutico junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) enquanto membro de uma equipe multiprofissional e; o pólo de bioindústria, que ainda não decolou no Amazonas.

Os interessados devem realizar a pré-inscrição por meio do email semfar.uea@gmail.com, no link disponível abaixo ou efetuar no dia do credenciamento do evento. A inscrição é no valor de R$ 20 para aqueles que realizaram a pré-inscrição e R$ 25,00 para quem realizar no dia. A 1ª Semana de Farmácia vale certificação de participação de 20h e 4h de minicurso. Podem participar profissionais e estudantes da área de saúde, em especial profissionais farmacêuticos e estudantes de Farmácia.

A programação será composta de palestras, mesa redonda e minicursos. Brindes serão distribuídos no decorrer do evento. Mais informações podem ser obtidas na página oficial do evento no link abaixo. A expectativa é que o encontro reúna um público entre 230 a 250 pessoas, informa Hugo Valério, professor do curso de Farmácia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e coordenador do evento. “O evento tenta agrupar as duas classes, não só de estudantes, mas também dos profissionais formados”, enfatiza ele.

A 1ª Semana de Farmácia vai contar com a presença de profissionais farmacêuticos do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF/AM), do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) e membros, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), como Ana Maria Oliveira, cordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais da autarquia.

“Durante o evento a Suframa discutirá a bioindústria no Pólo industrial de Manaus (PIM), o que mostra que a Semana vai fugir do tradicional das análises clínicas. Estamos na maior floresta do Planeta, mas cadê o papel da bioindustria nesse âmbito? Será um encontro bem dinâmico e com profissionais de alto calibre, daí esperamos sucesso na Semana”, declara o coordenador Hugo Valério.

Ainda na temática da bioindústria, ele informa que a pauta de discussões contará com a presença de um representante da empresa Nova Media, que está instalada no PIM.

De acordo com dados fornecidos pelo coordenador, existem em todo o Amazonas cerca de 7 mil farmacêuticos exercendo a profissão.

Publicidade
Publicidade