Publicidade
Cotidiano
Ciência e tecnologia

13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do AM tem inicio no Inpa

O primeiro dia de evento conta com Feira de Ciência da Amazônia e o 2º Campeonato de Robótica, ambos estão sendo realizados no Inpa 18/10/2016 às 13:46 - Atualizado em 18/10/2016 às 13:54
Show semana
A solenidade de abertura do evento aconteceu no Bosque da Ciência, no Inpa (Márcio Silva)
Silane Souza Manaus (AM)

Teve início na manhã desta terça-feira (18), em Manaus, a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (SNCT), que este ano tem como tema "Ciência alimentando o Brasil". A solenidade de abertura do evento aconteceu no Bosque da Ciência, localizado no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), no bairro Petrópolis, Zona Centro-Sul.

O secretário de estado de Planejamento, Thomaz Nogueira, enfatizou que uma das propostas fundamentais da SNCT é a disseminação do conhecimento do que está sendo produzido em termo de ciência, tecnologia e inovação no ambiente amazônico. “É uma satisfação nós fazermos a abertura no Inpa que é uma referência na produção do conhecimento científico”, enalteceu.

Conforme o secretário, o Governo do Estado vem buscando fazer com que esse conhecimento produzido na região possa ter um resultado social efetivo de mudança seja no aspecto da produção quanto no desenvolvimento de soluções de todas as áreas.

Logo depois da solenidade de abertura, começou a Feira de Ciência da Amazônia (FCA), que reúne alunos de 30 escolas da rede pública e particular de ensino da capital e do interior do Estado. Os estudantes que se destacarem deverão ser premiados para participar de feiras nacionais e internacionais. A FCA será realizada no Bosque da Ciência até o próximo dia 20, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Paralelamente à FCA, acontece o 2º Campeonato de Robótica, que reúne construtores de robôs em torno de uma competição para determinar qual deles é capaz de cumprir da melhor forma um objetivo específico. Ao todo serão 12 equipes, envolvendo cerca de 60 alunos de cinco instituições de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior. Este evento também premia os alunos que se destacarem.

Organizada pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) e Inpa, a SNCT tem como princípio aproximar a população em geral do universo dos pesquisadores e da produção científica e tecnológica. As atividades começaram nesta terça-feira e seguem até o dia 25 de novembro.

Toda a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pode ser consultada no site da Seplan-CTI: http://http://www.seplancti.am.gov.br/

Publicidade
Publicidade