Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
DSC_0211.JPG
publicidade
publicidade

ESTUDOS CLÁSSICOS

2ª Semana Internacional de Estudos Clássicos começa nesta quarta (30)

A segunda edição da Semana de Estudos Clássicos da UEA contará com renomados professores do Brasil e da França.


30/05/2018 às 11:45

Nesta quarta (30), na Escola Normal Superior (ENS), teve início a 2ª Semana Internacional de Estudos Clássicos – SECLAM, que é realizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam). Com o tema: “Educação, linguagem e Ensino: a (re) construção do papel do educador da antiguidade aos nossos dias”, o evento conta com a participação de professores e pesquisadores nacionais e internacionais, em palestras, mesas-redondas, minicursos e comunicações. A Semana Internacional de Estudos Clássicos vai até o próximo sábado (2) e é voltada não somente para os estudantes e profissionais da área de letras, mas, também, às pessoas com interesse em história, filosofia, sociologia, educação, artes, etc.

A abertura oficial do evento acontecerá na Reitoria da UEA, a partir das 17H30, mas a programação do evento começou de manhã, às 9h, na ENS, com os minicursos: “Interpretando a bíblia na Antiguidade tardia: princípios filosófios em Orígenes, Jerônimo e Agostinho”, que será ministrado pelo professor Dr. Luciano Garcia Pinto (Unifesp), e “A gramática de Platão”, pelo professor Dr. Fábio Fortes (UFJF) e outros. À tarde, às 13h, o evento continua com o Fórum da Associação Brasileira de Professores de Latim - ABPL.

Na aguardada abertura do evento, às 17h30 desta quarta (30), na Reitoria da UEA, acontece o lançamento do livro Latinitas, Leitura de textos em língua latina (volume único), do prof. Dr. José Amarante (UFBA), que fará, em seguida, a conferência de abertura, intitulada: "Ars docendi Latinum": onde e como podem aprender a ser professores os jovens estudantes de latim? Ao final da conferência, será feito o coquetel de abertura, com apresentação musical.

Entre os pesquisadores confirmados para o evento estão o prof. Marc Baratin (Université de Lille-3), considerado o maior estudioso vivo do mundo da gramática e filologia, a Dra. Hélène Casanova-Robin (Sorbonne Université), o prof. Dr. Pierre Chiron (Université Paris-Est),o prof. Dr. Paulo Sérgio de Vasconcellos (Unicamp), um dos maiores estudiosos da língua latina no Brasil, e o prof. Dr. Marcos Martinho (USP), renomado pesquisador de retórica e gramática antiga.

 A Semana Internacional de Estudos Clássicos irá até o dia 2 de junho, e a programação completa pode ser conferida através do site: https://sites.google.com/prod/uea.edu.br/temas-classicos

publicidade
publicidade
UEA está com inscrições abertas para projeto Escola do Meio Ambiente (EMA)
SEC oferece 'Vivências de Regência de Ópera' para alunos da UEA
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.