Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
ESTUDOS CLÁSSICOS

2ª Semana Internacional de Estudos Clássicos começa nesta quarta (30)

A segunda edição da Semana de Estudos Clássicos da UEA contará com renomados professores do Brasil e da França.



DSC_0211.JPG Semana de Estudos Clássicos levará centenas de estudantes, professores e pesquisadores aos eventos na Escola Normal Superior da UEA. (Foto: divulgação)
30/05/2018 às 11:45

Nesta quarta (30), na Escola Normal Superior (ENS), teve início a 2ª Semana Internacional de Estudos Clássicos – SECLAM, que é realizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam). Com o tema: “Educação, linguagem e Ensino: a (re) construção do papel do educador da antiguidade aos nossos dias”, o evento conta com a participação de professores e pesquisadores nacionais e internacionais, em palestras, mesas-redondas, minicursos e comunicações. A Semana Internacional de Estudos Clássicos vai até o próximo sábado (2) e é voltada não somente para os estudantes e profissionais da área de letras, mas, também, às pessoas com interesse em história, filosofia, sociologia, educação, artes, etc.

A abertura oficial do evento acontecerá na Reitoria da UEA, a partir das 17H30, mas a programação do evento começou de manhã, às 9h, na ENS, com os minicursos: “Interpretando a bíblia na Antiguidade tardia: princípios filosófios em Orígenes, Jerônimo e Agostinho”, que será ministrado pelo professor Dr. Luciano Garcia Pinto (Unifesp), e “A gramática de Platão”, pelo professor Dr. Fábio Fortes (UFJF) e outros. À tarde, às 13h, o evento continua com o Fórum da Associação Brasileira de Professores de Latim - ABPL.

Na aguardada abertura do evento, às 17h30 desta quarta (30), na Reitoria da UEA, acontece o lançamento do livro Latinitas, Leitura de textos em língua latina (volume único), do prof. Dr. José Amarante (UFBA), que fará, em seguida, a conferência de abertura, intitulada: "Ars docendi Latinum": onde e como podem aprender a ser professores os jovens estudantes de latim? Ao final da conferência, será feito o coquetel de abertura, com apresentação musical.

Entre os pesquisadores confirmados para o evento estão o prof. Marc Baratin (Université de Lille-3), considerado o maior estudioso vivo do mundo da gramática e filologia, a Dra. Hélène Casanova-Robin (Sorbonne Université), o prof. Dr. Pierre Chiron (Université Paris-Est),o prof. Dr. Paulo Sérgio de Vasconcellos (Unicamp), um dos maiores estudiosos da língua latina no Brasil, e o prof. Dr. Marcos Martinho (USP), renomado pesquisador de retórica e gramática antiga.

 A Semana Internacional de Estudos Clássicos irá até o dia 2 de junho, e a programação completa pode ser conferida através do site: https://sites.google.com/prod/uea.edu.br/temas-classicos

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.