Publicidade
Cotidiano
Notícias

A Crítica selecionou novidades do mundo tecnológico direto da feira Consumer Eletronics Show 2015

De TVs com telas curvas a relógios inteligentes. DINHEIRO selecionou os principais produtos e conceitos lançados na Consumer Eletronics Show 2015 10/01/2015 às 20:14
Show 1
Entre os conceitos apresentados estão as telas curva da TV de 82 polegadas da Samsung
Juliana Geraldo ---

Televisores com telas mais finas que smartphones, imagens ainda mais bem definidas, aparelhos celulares com design ‘curvo’, câmeras com conexão 4G, relógios sincronizados com a internet.

Esses são apenas alguns dos muitos produtos lançados pelas principais fabricantes do mundo no segmento de tecnologia na Consumer Eletronics Show (CES) 2015.

Organizada pela Consumer Electronics Association (CEA), a feira, que foi realizada na última semana (entre os dias 6 e 9 de janeiro) em Las Vegas, é o maior evento do mundo dentro do setor eletroeletrônico. Lá são lançados anualmente não apenas novos itens high-tech, como também são ditadas as tendências tecnológicas para o ano que se inicia.

DINHEIRO separou algumas das principais novidades que devem chegar às prateleiras do mercado nacional e algumas tecnologias que podem ser popularizadas em pouco tempo.

Tela curva Apontada desde o ano passado como tendência, os televisores de tela curva podem se estabelecer no mercado em 2015.

A Samsung continua apostando na estratégia, o que provou com o lançamento de sua TV de 82 polegadas e tela curva. O aparelho carrega outras duas novidades: o sistema SUHDTV, que promete ainda mais definição às imagens e o Tizen, sistema operacional que pretende apresentar uma interface mais simples que o sistema smart, atualmente usado pela companhia.

Mas a tela curva não exclusividade da Samsung. O LG G Flex2 é o segundo celular curvo lançado pela empresa sul-coreana. O produto, que teve a versão original lançada em 2014, ganhou curvas mais elegantes e um processador de melhor qualidade, além de tela de 5,5 polegadas tem qualidade Full HD.

Android TV

Uma das principais surpresas ficou por conta da Sony que lançou sua linha 2015 de televisores equipados com Android TV, que traz suporte para aplicativos e integração com sistema Google.

Mas a japonesa não parou por aí. Outra novidade foi a TV com a tela mais fina do mundo - a Sony X900C. A tela do aparelho mede cerca de 0,5 cm na parte superior, mais fina que um smartphone fabricado pela própria empresa, o Xperia Z3, com duas opções de tamanho: 55 e 65 polegadas.

A empresa japonesa foi além e anunciou ainda a volta do walkman. O ZX2 promete entregar mais qualidade de som na reprodução de músicas, agradando aos mais exigentes e nostálgicos.

Mais novidades

Outras fabricantes também fizeram suas apostas. A Liquid Image EGO, por exemplo, lançou o modelo LS 800, que chega para fazer concorrência à GoPro. É uma câmera que promete bater de frente com a concorrência, fazendo transmissões de vídeo ao vivo para sites como o YouTube, por meio de Wi-Fi e 4G.

A Dell por sua vez apresentou seus novos tablets e notebooks, com destaque para a linha Alienware com características pensadas exclusivamente para agradar os gamers, como um hardware pronto para rodar com qualidade em jogos atuais.

As maiores tendências de 2015

Durante o evento, conforme divulgado na imprensa especializada, o diretor de análises da indústria da Consumer Eletronics Association (CEA), Steve Koenig, avaliou as principais tendências tecnológicas em termos de produtos lançados.


Segundo ele, as inovações em smartphones devem continuar liderando dentro da indústria de eletroeletrônicos. Para ele, além dos aparelhos inteligentes, outras seis categorias devem seguir ‘no topo’ este ano.

Juntos os produto formam o que o especialista chamou, de “os sete magníficos”. São eles: TVs de LCD, notebooks, tablets, PCs, celulares comuns e câmeras digitais, nesta ordem.

futuro próximoPara o empresário do setor de informática, Fredson Encarnação, este ano já poderemos considerar como realidade concreta, a massificação do serviço de nuvem (serviços web e em nuvem).

“A nova ‘onda’ serão os sistemas empresariais seguirem esta tendência para os seus próprios sistemas de produção e um aumento do uso em seus processos internos e na interação com os seus diversos públicos”, analisa.

Segundo ele, outra tendência é o crescimento do conceito "Internet das Coisas", em que os dispositivos tecnológicos estão se integrando. “O caminho aponta para os principais produtos se tornando inteligentes, isto é, integrados”, aponta.

Para ele, entretanto, apesar dos diversos produtos, quem deve reinar absoluto em 2015 é o segmento de aplicativos (apps) para as diversas necessidades. “Agora é que o grande público percebe que tem um computador no bolso e começa a fazer uso disso de uma forma mais consistente.

As empresas vão fazer uso destas possibilidades, bem como vão pegar carona com serviços prontos para aumentar seu nível de relacionamento com os clientes”, aposta.

Publicidade
Publicidade