Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
DEBATE

A 'Era da Desinformação' é tema do 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

Evento está sendo realizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto



image1_62EF5164-113B-4592-AA15-E9833A961A25.jpeg Foto: Divulgação
20/08/2019 às 17:18

O tema “O jornalismo de educação na era da desinformação” permeou os painéis, palestras, debates e oficinas que aconteceram durante o 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto.

“Pensamos em fazer um congresso que respondesse a três demandas: uma é como a gente combate as fakenews e reconquista a credibilidade junto ao público; outra questão é como as escolas podem pensar a educação midiática, preparar os jovens para entender melhor como se dissemina uma notícia, o que é uma notícia de credibilidade e o que não é. Por fim, o terceiro pé desse tripé são as pautas educacionais”, afirmou Antônio Gois, presidente da Jeduca.

Durante os dois dias, 22 atividades foram realizadas para oferecer aos participantes ferramentas para navegar no ambiente contemporâneo de circulação de informação. Dentre as ideias debatidas e discutidas, a necessidade de recuperar e preservar a credibilidade do jornalismo em tempos de desinformação generalizada se destacou. Também chamou a atenção a constatação de que o jornalismo, as ciências e as artes estão sob ataque, não apenas no Brasil.

Painéis com convidados especialistas nos temas debatidos foram acompanhados atentamente por uma plateia igualmente especializada no tema Educação. “O novo ambiente do jornalismo”, “Como as informações falsas ou verdadeiras nascem e se espalham hoje”, “A visão do novo Congresso sobre educação” (com a presença de jovens parlamentares, entre eles, a deputada federal Tábata Amaral – PDT), “A universidade em tempos de conflito” e “A escola em tempos de conflito” foram alguns dos painéis apresentados durante o congressso.

Entidade realizadora do evento, a Jeduca tem como missão ajudar os jornalistas a realizarem pautas de educação e qualificarem o seu trabalho. “Temos tentado fazer isso de várias maneiras. Ontem (segunda, 19) lançamos um guia de financiamento, hoje (terça, 20) lançamos um edital para reportagens de educação. Mantemos o serviço de uma editora pública, que é uma profissional experiente, que atende gratuitamente qualquer demanda de qualquer jornalista do Brasil, associado ou não à Jeduca”, afirmou o presidente da associação.

Polarização

O atual clima de polarização política não poderia ficar de fora dos debates. Se fez presente em diversos painéis, em especial os que trataram sobre o Ministério da Educação e o Governo Federal. A conclusão a que a maioria dos palestrantes chegaram é que a discussão polarizada – a disputa entre direita e esquerda – tira o foco da verdadeira discussão sobre Educação.

“Temos que descobrir como fugir do holofote da polarização e focar no que realmente importa. Enquanto se discute se o professor faz ou não doutrinação em sala de aula, deixamos de discutir se o aluno está sendo ou não alfabetizado adequadamente”, disse a deputada federal Tábata Amaral.

Texto: Omar Gusmão

News logo 5cc0582b efb2 4f9c b442 ee20d1138ab3
Editor do Sim & Não

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.