Publicidade
Cotidiano
Pela contribuição pública

Abertura da Semana da Pátria é marcada pelo reconhecimento a Ritta Calderaro

Ela foi homenageada in memoriam na categoria vulto estadual, pela sua contribuição pública ao desenvolvimento do Amazonas e do Brasil, sendo representada na solenidade pela presidente da Rede Calderaro de Comunicação (RCC), Tereza Cristina Calderaro. 02/09/2016 às 15:24
Show professores1
Hasteamento dos pavilhões antes das homenagens prestadas à Dona Ritta Calderaro e a outras personalidades / Foto: Joel Arthus/Secom e Euzivaldo Queiroz
Paulo André Nunes Manaus (AM)

A cerimonia oficial de abertura da Semana da Pátria no Amazonas foi realizada na quinta-feira, dia 1º,  pela manhã, no complexo da Ponta Negra, com uma homenagem bastante singular para uma das personalidades do magistério e do jornalismo do Estado: a empresaria Ritta de Cássia de Araújo Calderaro. Ela foi reconhecida in memoriam na categoria vulto estadual, pela sua contribuição pública ao desenvolvimento do Amazonas e do Brasil, e foi representada na solenidade pela presidente da Rede Calderaro de Comunicação (RCC), Tereza Cristina Calderaro.

Casada com o jornalista Umberto Calderaro Filho, fundador do jornal A Crítica, ela continuou à frente dos negócios do grupo Rede Calderaro de Comunicação após a morte do marido, por mais de 20 anos. A personalidade, que era professora, faleceu no dia 25 de junho deste ano e deixou uma história marcada pela luta diária de trabalho.

“Nós recebemos essa homenagem com alegria no coração. Uma justa homenagem. E o principal é que veio pela área da Educação. Me sinto feliz e a mamãe também está feliz com tudo isso, que é o reconhecimento por tudo o que ela fez em vida”, declarou Tereza Cristina Calderaro, que recebeu a homenagem das mãos do governador do Estado em exercício, Belarmino Lins.

Além da professora Ritta Calderaro, outras duas personalidades foram homenageadas pela sua contribuição pública ao desenvolvimento do Amazonas e do Brasil: o artista e escritor Moacir Couto de Andrade (também in memoriam) como “Vulto Nacional”, e a professora Maria das Graças Silva, como “Mulher Amazonense”, e reconhecida pelo trabalho de referência na educação de crianças, jovens e indígenas do Estado.

“Para mim é uma felicidade tamanha ser homenageada, pois representa anos de trabalho reconhecido, já que sempre estive participando diretamente da coordenação da Semana da Pátria. É um momento ímpar na minha vida enquanto educadora que tanto contribuiu com a formação de crianças e jovens do nosso Estado”, ressaltou.

Programação

As programações da Semana da Pátria terão continuidade na próxima segunda-feira, dia 5, quando se comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província. Pela manhã, às 7h30, na Praça da Saudade (Centro de Manaus), acontecerá a solenidade de homenagem póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da Província do Amazonas.

Às 10h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, acontece o Cumprimento do Corpo Consular do Amazonas ao Governador do Estado.

Entre outros pontos altos da Semana da Pátria no Amazonas estão os tradicionais desfiles Escolar (dia 5 a partir de 17h no Sambódromo, com expectativa de reunir, aproximadamente, 7 mil estudantes das redes estadual, municipal e privada de ensino),  Naval (dia 6 , às 9h, na praia da Ponta Negra) e Militar (no feriado do dia 7 de setembro, às 8h15, coordenado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) e com apoio da Secretaria e Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc)  e Cerimonial do Governo do Estado).

Encerrando as festividades de Semana da Pátria e do Amazonas, a solenidade do Abafamento do Fogo Simbólico acontece no Complexo Ponta Negra, às 17h, e será coordenada pela Seduc e Maçonaria.

Corrida do Fogo Simbólico

A solenidade foi iniciada na manhã de ontem com a Bênção do Fogo Simbólico, realizada pelo padre capelão do Comando Militar da Amazônia (CMA), José Ricardo, realizada na Igreja Nossa Senhora do Sameiro, na avenida Coronel Teixeira.

Após a bênção, a tocha foi levada até as mãos da estudante Taíssa Alves Nepomuceno, 13, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Eldah Bitton Telles da Rocha, que deu início à Corrida do Fogo Simbólico, na qual aproximadamente 200 pessoas, dentre servidores, estudantes e professores da rede estadual e municipal de ensino, se revezaram em um percurso de cinco quilômetros conduzindo a tocha, que simbolizou o amor pela pátria.

Blog

Tereza Cristina Calderaro, presidente da Rede Calderaro (RCC)

“Fico agradecida por saber do reconhecimento do vulto estadual, da homenagem que foi prestada a mamãe pela Semana da Pátria. É o reconhecimento pós-morte pelos grandes serviços prestados à educação porque parte da vida da mamãe foi dedicada à educação desde a sua adolescência quando começou no Instituto Montessoriano Álvaro Maia, do meu avô, que foi pra fora de Manaus aprender e lidar com crianças especiais e depois no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), muito nova. Minha mãe foi professora de várias gerações ilustres desse Estado. Mamãe foi professora novinha do ex-governador Enock Reis e muitas e muitas autoridades de hoje passaram pelo Instituto de Educação pela mão dela. Nós recebemos essa homenagem até com alegria no coração. Uma justa homenagem. E o principal é que veio pela área da educação. Me sinto feliz e a mamãe também está feliz com essa homenagem, que é o reconhecimento por tudo o que ela fez em vida”.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA E DO AMAZONAS 2016

DIA

EVENTO

LOCAL

HORÁRIO

Cerimônia da Bênção do Fogo Simbólico e da Pátria

 

                                                          

Igreja Nossa Senhora do Sameiro – av. Coronel Teixeira, Ponta Negra

7h30

Corrida do Fogo Simbólico e da Pátria

Largada: Igreja Nossa Senhora do Sameiro e chegada no Complexo Ponta Negra

8h30

Solenidade de abertura da Semana da Pátria e do Amazonas 2016

Complexo Ponta Negra (próximo ao posto da Guarda Municipal)

9h

05

Homenagem Póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha

Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade)

7h30

05

Cumprimento do Corpo Consular do Amazonas ao Governador do Estado

Centro Cultural Palácio Rio Negro

10h

05

Desfile Escolar

Centro de Convenções – Sambódromo

17h

06

Desfile Naval

Praia da Ponta Negra

9h

07

Desfile Militar

Centro de Convenções – Sambódromo

8h15

07

Abafamento do Fogo Simbólico

Complexo Ponta Negra

17h

 

Publicidade
Publicidade