Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
SAÚDE

Fundação Cecon realiza ação alusiva ao Dia Mundial do Câncer no Mercado Municipal

A atividade voltada à prevenção dos principais tipos de câncer registrados na região ocorreu no Mercado Municipal Adolpho Lisboa



a_ao_fecom3.JPG Profissionais da Fundação Cecon distribuíram material informativo e orientaram à população. Fotos: Jair Araújo
02/02/2018 às 15:08

Em alusão ao Dia Mundial do Câncer, comemorado no próximo domingo (04), a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realizou, na manhã desta sexta-feira (02), uma atividade voltada à prevenção dos principais tipos de câncer registrados na região. A ação aconteceu no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus.

A atividade na área central foi desenvolvida pela equipe de profissionais do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC-FCecon), com a distribuição de material informativo e orientação à população que frequenta o local, além de permissionários e comerciantes que atuam nos arredores do Mercado.

A coordenadora estadual da Atenção Oncológica, Marília Muniz, disse que ação corpo a corpo como esta é importante para levar informação às pessoas com a distribuição de material didático educativo e falando sobre quais os cuidados que as pessoas devem ter para evitar não só os principais tipos de câncer, mas também ter hábitos saudáveis de vida.

“As pessoas que não têm hábitos saudáveis podem desenvolver câncer, como as obesas que não fazem exercícios e aquelas que consomem produtos inadequadamente”, explicou. 

De acordo com a projeção mais recente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão subordinado ao Ministério da Saúde (MS), o Amazonas deve registrar, anualmente, aproximadamente 5,2 mil novos casos de câncer. 

Durante a abordagem, os profissionais do DPCC-FCecon falaram sobre os exames preventivos do câncer de próstata (dosagem de PSA e toque retal), considerado o tipo mais incidente na população masculina do Estado; a necessidade da realização anual da mamografia, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, promovendo o diagnóstico precoce do câncer de mama, segundo em incidência entre as amazonenses.

Além da importância dos exames de rastreio do câncer de colo uterino a partir dos 25 anos ou ao iniciar a vida sexual, já que a doença está no topo de neoplasias malignas entre as mulheres do Estado; os malefícios causados pelo tabagismo e como a adoção de hábitos saudáveis de vida podem ajudar a prevenir as neoplasias malignas.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.