Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020
Notícias

Ação sugere a retirada do nome de Deus das notas de real

No pedido feito à Justiça Federal, a procuradoria argumenta que a frase "Deus seja louvado" privilegia uma religião em detrimento das outras



1.jpg Notas deverão sofrer a alteração caso a ação do MPF seja aceita
16/11/2012 às 07:54

Uma ação civil pública foi ajuizada para que as novas cédulas de Real sejam impressas sem a frase “Deus seja louvado”.

De acordo com a ação ajuizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, a existência da frase nas notas fere o princípio de que o Brasil é um país laico (onde deve se manter neutro em relação às diferentes concepções religiosas) e de liberdade religiosa.



No pedido feito à Justiça Federal, a procuradoria argumenta que a frase "Deus seja louvado" privilegia uma religião em detrimento das outras. Parecer jurídico do Banco Central argumenta que na cédula não há referência a uma religião específica e, portanto, é perfeitamente lícito manter a expressão na nota.

O BC informou ainda que o fundamento legal para a colocação da frase nas cédulas é o preâmbulo da Constituição brasileira, na qual consta que ela foi promulgada "sob a proteção de Deus".


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.