Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
Aniversário de Manaus

Adaptação e resistência marcaram o período pandêmico em Manaus, afirma professora da rede pública

Além das dificuldades no uso de tecnologias para as aulas remotas, a professora Claudia Nascimento destaca que uma das principais dificuldades foi separar a rotina do trabalho x lar no ambiente de casa



Sem_titulo_515CB601-8A91-4A28-B49A-B24B8D958714.jpg Foto: Gilson Mello
24/10/2021 às 09:00

A pandemia do coronavírus implicou na mudança de rotina de vários profissionais ao redor do mundo. Nas creches, escolas e universidades, não foi diferente. Se antes a experiência de aulas práticas aprimorou o conhecimento adquirido na leitura, com a chegada da pandemia os educadores tiveram que reinventar todo o modo de ensino.

Entretanto, muitos professores não estavam preparados para essa mudança. Seja no uso de equipamentos eletrônicos até a forma de se comunicar digitalmente, foram os principais desafios no processo de adaptação. Este foi o caso da professora de Artes e Ensino Religioso, Claudia Cardoso do Nascimento, de 44 anos.



Segundo a educadora, que leciona na Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no Coroado,  há sete anos, sua casa não estava preparada para o trabalho home-office. Claudia precisou criar um espaço voltado especificamente para as aulas remotas.

"Costumamos usar todos os cômodos da sala, mas os quartos foram mais utilizados por conta da aula online. Apesar de não ter sido preciso fazer grandes reformas, precisei realizar algumas adaptações dos espaços livres para o home-office. Trabalhei remotamente e a casa não estava preparada", descreve a professora.


Mais saúde para Manaus


Ainda que o setor da Educação em Manaus não tenha alcançado o patamar necessário das grandes metrópoles, a educadora ressalta que a pandemia demonstrou que a capital amazonense precisa ser reestruturada na área da saúde.

"Vejo uma cidade com cidadãos mais fortes e mais unidos após essa pandemia, mas que ainda precisa de estrutura na área de saúde. Somos uma cidade com grande potencial, mas precisamos do apoio das políticas públicas. 

News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.