Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020
SEM EXPLICAÇÕES

Adiamento da retomada de votações na Aleam gera reclamações entre deputados

“Agora que as conclusões são tomadas de forma unilateral, a gente não tem informação nenhuma”, afirmou Alessandra Campelo (MDB) ao comentar a decisão de Josué de adiar a pauta de votações



show_alessandra_19079201-7406-42C3-8E5D-19FF86561356.jpg Foto: Divulgação
11/08/2020 às 11:45

Ao defender projeto de lei de própria autoria na plenária, a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Alessandra Campelo (MDB), reclamou do adiamento da retomada de votações na Casa que seria nesta quarta-feira (12).

A deputada disse não saber o motivo que sustenta o adiamento e perguntou aos colegas deputados presentes “se alguém se souber me explicar aqui”.



Desde o começo da atual legislatura, as votações e deliberações de matérias legislativas na ordem do dia são realizadas semanalmente às quartas-feiras.

“Não sei por que a votação desta Casa mudou para quinta-feira, sempre foi às quartas-feiras, mas agora as conclusões são tomadas de forma unilateral, a gente não tem informação nenhuma”, disse.

Questionado pela deputada, o secretário da Mesa Diretora da Casa, deputado delegado Péricles (PSL) disse que quem tem a prerrogativa de decidir o dia de votação é o próprio presidente da Assembleia.

Adiamento

Mais cedo, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto decidiu adiar a ordem do dia para esta quinta-feira. A nota que o deputado presidente fez circular não explica o motivo para a mudança abrupta. Se limitou a informar “uma votação extensa de matérias na sessão ordinária da próxima quinta-feira (13)”.

Conforme a nota, serão incluídas na pauta as propostas aptas a votação de autoria dos deputados que têm prazos a serem cumpridos, oriundas de outras instituições e do Poder Executivo, entre elas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2021.

Josué procedeu com a postergação da ordem do dia para esta quinta-feira depois de ser submetido a uma drenagem de abscesso na perna direita na tarde desta segunda-feira (10).

Deputados procurados pela reportagem preferiram não entrar em rota de colisão com o ato de Neto. Preferiram uma fala institucional de respeito à hierarquia e de adiamento por motivo de tempo dada a grande quantidade de matérias para votação.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.