Publicidade
Cotidiano
Notícias

Aeronave faz pouso de emergência em Manaus após pane no sistema

Durante cerca de 1h o avião da TAM ficou sobrevoando a cidade de Manaus e só depois anunciou aos passageiros a necessidade de pouso forçado. Causa do problema seria na asa 22/02/2015 às 18:05
Show 1
Aeronave faz pouso de emergência em Manaus após problema com asa
CYNTHIA BLINK ---

Os passageiros do voo JJ 9109 da companhia aérea TAM, que sairia de Manaus com destino a Brasília na tarde deste domingo (22), enfrentaram um grande susto durante a decolagem. Uma pane no sistema da aeronave fez com que o avião tivesse que fazer um pouso de emergência e voo foi adiado.

O voo, que já tinha atrasado por 30 minutos, depois da decolagem não conseguiu ganhar a “altitude cruzeiro”, conforme explicou o comandante responsável. No pouso forçado, nenhum passageiro sofreu ferimentos, mas eles ainda padecem em filas à espera de uma resolução para o cancelamento da viagem.

Durante cerca de 1h a aeronave ficou sobrevoando a cidade de Manaus, segundo relato dos passageiros, e apenas nos últimos minutos eles receberam a notícia que devido à pane teriam que retornar e pousar novamente no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. 

O problema do sistema da aeronave teria sido causado por uma pane nos “flaps” da asa (dispositivo que aumenta a sustentação da aeronave e gera o atrito necessário para o pouso) e por causa disso o voo teve de retornar ao aeroporto. A informação foi relatada por passageiros e não foi confirmada pela TAM.

Nenhum passageiro sofreu ferimentos durante o pouso de emergência, mas a aeronave foi seguida pelo Corpo de Bombeiros e por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante o pouso de emergência.

A passageira Lidiane Colares, assim como muitos, embarcou no voo à trabalho e agora busca com a companhia TAM uma alternativa para não se atrasar para o compromisso. “Já perdi a conexão para São Paulo, preciso chegar lá no máximo as 21 horas”, preocupa-se a pedagoga, que se diz aliviada por não ter acontecido o pior. “A verdade é que escapamos da morte”.

Atrasos

Passageiros da TAM também reclamaram de atrasos no atendimento neste domingo (22) no aeroporto internacional. “Eu fiquei na fila durante quatro horas e vi os passageiros revoltados com o descaso da companhia, que não garantiu uma refeição, água, acomodação”, disse o professor Allan Rodrigues.

“Eles são responsáveis por oferecer nesses casos. Tem crianças e idosos aguardando na fila, sem comer, e são apenas três atendentes, ainda tem gente lá na fila”, diz Allan Rodrigues, que precisou transferir para amanhã sua viagem a Porto Alegre.

Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclarece que, pela Resolução nº. 141/2010, é dever da companhia aérea informar aos passageiros sobre atrasos, cancelamentos de voo e o motivo.

Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a 1 (uma) hora; alimentação adequada para atrasos superiores a 2 (duas) horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a 4 (quatro) horas.

Publicidade
Publicidade