Publicidade
Cotidiano
Notícias

Aeroporto de Manaus deverá receber 100 mil passageiros durante Festival de Parintins

Do total de passageiros, 18.000 pessoas devem embarcar e desembarcar para a ilha Tupinambarana em 500 voos ligando a capital ao município  21/06/2013 às 21:32
Show 1
O movimento deve aumentar em 20%, em relação ao mesmo período do ano passado
acritica.com Manaus (AM)

No período de 24 de junho a 02 de julho, aproximadamente 100 mil pessoas deverão passar pelos terminais de passageiros do Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes em Manaus. Este número representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período no mês de maio justificado pela realização do Festival Folclórico de Parintins nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Em média, serão 12.500 passageiros embarcando e desembarcando diariamente, sendo a cidade de Parintins, que fica a 369 km de Manaus, um dos destinos mais procurados. Do total de passageiros, 18.000 pessoas devem embarcar e desembarcar para a ilha Tupinambarana em 500 voos ligando a capital ao município, incluindo voos regulares, fretados e executivos, além de táxi aéreos, helicópteros e voos militares.

Para o período do Festival, a Infraero realizará a Operação Parintins. Para isso, a movimentação dos terminais de passageiros será monitorada mais intensamente. Desde setembro de 2011, o aeroporto conta com o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA), que coordena e monitora em tempo real as operações de aeronaves, movimentação de passageiros e bagagens no terminal, em sincronia com as empresas aéreas e órgãos públicos de fiscalização e controle que atuam no aeroporto, como Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/Ministério da Saúde) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro/Ministério da Agricultura).

A Infraero também vai reforçar suas equipes - por meio de remanejamento de empregados - nos horários de maior movimento, tudo para manter o bom funcionamento das facilidades disponíveis - como pontes de embarque, esteiras de restituição de bagagem etc. Além disso, dois empregados da Infraero darão apoio operacional no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins, administrado pela prefeitura do município.

"É uma operação importante pela sua grandeza, e constitui uma excelente oportunidade de aferir a capacidade de coordenação e integração do aeroporto com os demais órgãos e áreas envolvidas no processo", ressaltou o superintendente do Aeroporto de Manaus, Aldecir Lima.

*Com informações da EGIP do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

Publicidade
Publicidade