Publicidade
Cotidiano
Notícias

Aeroporto de Parintins cancela voos após raio danificar equipamentos da pista de pouso

Descarga elétrica ocasionada por raio atingiu a pista e parte da vegetação lateral gerando um princípio de incêndio que danificou 90% das luzes do balizamento da pista de pouso, a brigada do aeroporto conseguiu apagar as chamas 19/11/2013 às 21:07
Show 1
O fogo danificou 90% das luzes do balizamento da pista de pouso do aeroporto de Parintins
Acrítica.com* Parintins (AM)

Uma descarga elétrica provocada por um raio danificou 90% das luzes de balizamento da pista de pouso do Aeroporto Júlio Belém, no município de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), ocasionando no cancelamento de dois voos das empresas MAP e AZUL linhas aéreas, nesta terça-feira (19). 

Cerca de 80 passageiros tiveram que adiar suas viagens. De acordo com a direção do aeroporto, os prejuízos preliminares estão avaliados em mais de R$ 100 mil.

O Administrador do aeroporto, Paulo Castro, acredita que o as aeronaves devem voltar a operar com os voos noturnos provavelmente na quinta-feira (21). 

Castro explicou que o raio atingiu a lateral direita da pista e queimou uma extensão de aproximadamente 100 metros de diâmetro do gramado, por volta das 17h.

O grupamento de bombeiros civis do aeroporto foi acionado e apagou o princípio de incêndio.

“No teste de balizamento podemos constatar que 90% das luminárias ficaram comprometidas. Todos os órgãos envolvidos, como Cindacta 4 e as empresas aéreas que operam em Parintins, foram comunicados para reprogramarem as operações das aeronaves para a parte do dia”, disse Paulo. 

O administrador assegurou que todas as providências foram tomadas e que as empresas que fornecem os equipamentos de sinalização noturna serão contactadas para o envio das lâmpadas o mais rápido possível.

“A equipe de manutenção irá avaliar a realidade do total de lâmpadas, bucal e transformadores queimados para que seja feito o pedido”, informou. 

*Com informações de Marcondes Maciel

Publicidade
Publicidade