Publicidade
Cotidiano
Inspeção aeroporto

Aeroporto de Parintins será inspecionado pela Anac

Fiscalização no ' Júlio Belém' se dará nesta segunda-feira(17), com o objetivo de avaliar perigo aviário nas proximidades da área operacional do terminal 17/06/2013 às 09:28
Show 1
Ação da Anac se dará um pouco mais de um mês após o aeroporto Júlio Belém ser reaberto para funcionar 24 horas
Carolina Silva Manaus

O aeroporto Júlio Belém, do Município de Parintins (a 360 quilômetros de Manaus), será inspecionado nesta segunda-feira(17) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o objetivo de avaliar o perigo aviário nas proximidades da área operacional do terminal. A fiscalização ocorre pouco mais de um mês após o aeroporto ser reaberto para funcionar 24 horas.

Desde 2010, o aeroporto de Parintins funcionava apenas com voos noturnos por conta da presença de urubus na área de tráfego aéreo. As aves eram atraídas pela antiga lixeira a céu aberto, próximo ao aeroporto, e comprometiam os pousos e decolagens das aeronaves pela manhã e pela tarde.

A liberação do aeroporto se deu por decisão do juiz da 7ª Vara Criminal, Dimis da Costa Braga, que concedeu liminar determinando a reabertura do local no último dia 25 de abril. No entanto, a inspeção da Anac irá definir se o aeroporto tem condições de continuar operando em período integral.

De acordo com o administrador do aeroporto, Paulo Pessoa, apenas aeronaves de pequeno porte estão realizando pousos e decolagens no período do dia. Ele também garantiu que medidas adotadas pelo município têm reduzido a presença de urubus na área operacional do terminal. “A cada 30 minutos é feita a soltura de fogos próximo ao aeroporto para espantar as aves e isso tem diminuído consideravelmente esse tipo de perigo às aeronaves”, disse.

A prefeitura investiu R$ 2,5 milhões para diminuir a quantidade de urubus próximo ao aeroporto Júlio Belém. Para amenizar os riscos durante os pousos e decolagens das aeronaves, o município está aterrando os resíduos acumulados na lixeira a céu aberto que atraía as aves.

Infraestrutura

A infraestrutura do aeroporto de Parintins também deve ser inspecionada pela Anac. O município está investindo R$ 126 mil em melhorias e adequações do local. A principal obra em andamento é a ampliação da sala de embarque do terminal que terá a capacidade de passageiros aumentada de 120 para 300.

As obras iniciaram no último dia 28 e devem ser concluídas na quinta-feira. O investimento ainda incluiu a pintura da área interna e externa do aeroporto. “Toda a área operacional também está passando por melhorias”, acrescentou o administrador do aeroporto, Paulo Pessoa. Exemplo disso é o corte das árvores próximas à pista que estavam prejudicando a visibilidade dos operadores da torre de controle de tráfego aéreo do local.

Publicidade
Publicidade