Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Notícias

ALE-AM homenageia boi-bumbás de Parintins

Placas comemorativas, discursos e toadas marcaram a homenagem feita nesta quinta-feira (09) na Assembleia para Garantido e Caprichoso



1.gif Os bumbás centenários Garantido e Caprichoso foram o tema da sessão especial realizada na Assembleia
10/05/2013 às 10:37

A festa dos bumbás Garantido e Caprichoso de Parintins (a 320 quilômetros de Manaus), pode ser patrimônio imaterial da humanidade. Proposta nesse sentido foi anunciada nesta quinta-feira (09), na sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE) para celebrar o centenário dos dois bois, comemorado este ano. Antes da sessão, toadas antigas dos bumbás foram cantadas por Klinger Araújo para lembrar o tempo da “arte de folclorear” do Caprichoso e do “vamos brincar de boi” do Garantido, encantando e animando os presentes.

O autor da proposta, deputado Tony Medeiros justificou a homenagem e a iniciativa a ser encaminhada à Unesco, com o fato da paixão iniciada por Lindolfo Monteverde e Roque Cid, respectivamente criadores do Garantido e Caprichoso, ter ganho o mundo, tornando-se referência para o folclore no País. Para ele, isso é o mais marcante nessa brincadeira que nasceu na frente das casas e agora tem um palco como o bumbódromo, reformado este ano pelo governador Omar Aziz.

PLACAS

A presidente do Caprichoso, Márcia Baranda e o vice-presidente do Garantido, Marco Aurélio Cursino, receberam placas comemorativas, assim como o artista plástico Jair Mendes, cujo representante Juarez Coelho, agradeceu lembrando que Jair revolucionou a arte plástica em Parintins, sendo referência para os dois bumbás. Para os presidentes, a homenagem reconhece o valor de uma festa feita por todos os parintinenses, do mais humilde ao mais rico e que vai continuar por ser tradução de uma paixão pintada em azul e vermelho.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.