Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019
MUDANÇAS

Alternativas de transferência do Aeroclube de Manaus são discutidas em audiência pública

A falta de segurança para os moradores do entorno do Aeroclube é a principal justificativa para o pedido



WhatsApp_Image_2017-04-17_at_12.51.09.jpeg A reunião foi solicitada pelo deputado estadual Luiz Castro (Rede) e aconteceu nesta segunda-feira (17), na sala Beth Azize, da Aleam (Foto: Divulgação)
17/04/2017 às 16:09

As alternativas de transferência do Aeroclube de Manaus para um local mais apropriado e seguro, fora da área urbana, foram discutidas em audiência pública nesta segunda-feira (17). A reunião, solicitada pelo deputado estadual Luiz Castro (Rede), aconteceu pela manhã na sala Beth Azize, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De acordos com Luiz Castro, representantes do Aeroclube informaram que os empresários não são contra a mudança desde que seja para um local não muito distante da cidade e que, no futuro, não venha a ocorrer o que vem acontecendo com o atual aeródromo por estar no meio da capital.



“A ideia é que seja numa área na estrada Manaus-Manacapuru, na região de Iranduba ou na BR-174, Manaus-Boa Vista, ou até mesmo na AM-010, que seja distanciada o suficiente de um aglomerado residencial e que não seja tão longe porque esse transporte é importante, principalmente para o interior, pois ele ocupa um espaço que as grandes empresas não ocupam”, enfatizou o deputado estadual.

Na avaliação do deputado, o Aeroclube presta um importante serviço que não pode ser desativado, mas o local onde está instalado, no bairro de Flores, não é mais apropriado à atividade de pouso e decolagem, devido aos riscos de acidentes com as aeronaves, numa área cercada de residências.

Já ocorreram vários acidentes com aviões de pequeno porte, causando inúmeras mortes. O mais recente ocorreu em dezembro de 2016, quando uma aeronave Embraer 721D caiu nas proximidades do bairro União matando seis pessoas, logo após decolar do Aeroclube.  

Participaram da audiência pública, representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Governo do Estado, da Aeronáutica, das empresas que operam no Aeroclube, além de moradores dos bairros adjacentes.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.