Publicidade
Cotidiano
VITÓRIA

Alunas da UEA conquistam 1º lugar na VIII Gincana Nacional de Economia

A Gincana, disputada em duplas, é uma oportunidade para os alunos de Ciências Econômicas entenderem a conjuntura econômica de um país por meio de um jogo virtual. 24/09/2018 às 12:30
Show whatsapp image 2018 09 24 at 12.26.02 2f7f435c 16cd 4365 bf26 ea17d685f62b
acritica.com Manaus

“O desejo era exatamente chegar ao pódio e mostrar que as mulheres também podem chegar lá e incentivar a participação de mais duplas femininas na Gincana”. Com essa frase incentivadora as alunas de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Giovanna de Almeida Gonçalves e Fernanda Almeida de Sousa, conquistaram o 1º lugar na VIII Gincana Nacional de Economia. O evento ocorreu nos dias 20 e 21 de setembro, em Porto Velho, durante o XXVI Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE). A Gincana é uma iniciativa do Conselho Federal de Economia.

“A Gincana é importante para por em prática os conteúdos aprendidos em sala. Além do jogo em si, que te permite aprender vários assuntos de economia na prática (macroeconomia, história do pensamento econômico, microeconomia...), você ainda aprende muito com os outros participantes”, salientou a aluna do 8º período de Economia da UEA, Giovanna de Almeida Gonçalves. 

Fernanda Almeida de Sousa destacou que é a primeira vez em uma competição nacional que elas estão jogando juntas. “Anteriormente, chegamos a participar da regional, porém com duplas diferentes, E após perceber a minoria de duplas femininas na competição, decidimos junto com um grupo de amigas, formar duplas inteiramente femininas”, explicou.

Competição e representatividade

A Gincana Nacional é realizada por todas as duplas que passaram na gincana regional. A disputa das duplas é realizada de acordo com o sorteio das chaves e o jogo em si é composto por três etapas, do qual ganha aquele que vencer duas etapas. No primeiro nível, cabe as duplas atacarem umas as outras com o objetivo de estourar a inflação (9,7%) ou a recessão (2,3%) do oponente. Na segunda fase, o objetivo é, em 20 rodadas, ficar mais próximo da meta de inflação de 5,5%, ou fazer o adversário atingir 7,0% ou mais de inflação. E um terceiro nível pode ser disputado acaso haja empate, onde o objetivo é, ao final de 20 rodadas, atingir o maior PIB.

“A preparação para a gincana foi um pouco intensiva e ao longo do mês de agosto e início de setembro. Tivemos que dividir os estudos dos 68 economistas, um pouco de economia brasileira e internacional. Treinar o psicológico também foi algo que optamos, pois então era necessário trabalhar a ansiedade e o nervosismo”, relatou Giovanna.

“A estratégia determinada em vencer, o esforço e o mérito de nossos alunos faz a diferença. Esta é uma vitória dos alunos, que nos deixa extremamente confiantes, já que são medidos seus conhecimentos e sabemos que podemos contribuir um pouco para o resultado final. Temos tradição na Gincana Nacional de Economia. Em quatro anos consecutivos, estivemos no pódio e, este ano, trouxemos o Ouro para casa. Parabéns à conquista da Giovanna Gonçalves e Fernanda Almeida. Guardem estes nomes, porque vocês ainda ouvirão muito sobre elas”, disse Cleísa Bessa, coordenadora do Curso de Ciências Econômicas da UEA.

“Nos sentimos honradas de realizar esse feito e alcançar o objetivo que havíamos traçado desde o início. O sentimento é de dever cumprido e felicidade em poder chegar tão longe e representar a nossa região (norte), elevar a bandeira do nosso estado e o brasão da universidade”, comemoraram as alunas.

A dupla contou com o apoio do Conselho Regional de Economia, em nome da conselheira federal Denise Kassama.  

Sobre a VIII Gincana Nacional de Economia

A Gincana é uma oportunidade para os alunos em Ciências Econômicas entenderem a conjuntura econômica de um país por meio de um jogo virtual. O objetivo é propor a compreensão da dinâmica da economia na prática, assim, os participantes se deparam com um problema econômico e devem solucioná-lo usando conhecimento, estratégia e uma pitada de sorte. Nesta edição, participaram 24 duplas de estudantes, provenientes de 14 estados.

Publicidade
Publicidade