Domingo, 19 de Maio de 2019
MATRICULADOS

Alunos ingressam na UEA após problemas com certificado do ensino médio

Estudantes da rede estadual de ensino tiveram seus problemas contornados e o ingresso na Universidade do Estado do Amazonas efetivado



MATRICULADOS0888.jpg
Recebimento da matrícula, acesso 2017 na UEA, segue até amanhã (30). Foto: Divulgação
28/12/2016 às 20:17

Após terem denunciado a demora para o lançamento das notas e emissão dos certificados de conclusão do ensino médio, o que poderia comprometer a matrícula de parte dos formandos na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por conta do prazo estabelecido, estudantes da rede estadual de ensino tiveram seus problemas  contornados e o ingresso na universidade efetivado.

Um dos casos ocorreu na Escola Estadual Dr. Isaac Sverner, localizada no bairro São José 3, etapa B, Zona Leste. Segundo o estudante, Daniel Souza Carolino, a consulta online por meio do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam) mantido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estava processando de forma lenta, o que tornava indisponível o acesso às notas e a emissão dos certificados de conclusão do ensino médio.

“A situação causou transtornos aos estudantes que precisam do certificado para fazer a matrícula na UEA, isso porque o prazo estabelecido pela universidade para a matrícula dos estudantes iniciou no dia 26 e se estende até amanhã (30). E devido à demora na emissão dos certificados, poderíamos perder a vaga”, comentou o estudante.

Na última terça-feira, Daniel Carolino conseguiu efetuar a matrícula no curso de engenharia química na UEA, por meio do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) , bem como os demais formando de sua escola. Ainda de acordo com o ex-aluno da Escola Estadual Dr. Isaac Sverner, a direção da unidade educacional, esclareceu que o problema não se deu por problemas no sistema online, mas em função das notas das provas de recuperação que ainda faltavam se fechadas e lançadas, para que o sistema de consulta online fosse liberado. Entretanto, a Seduc chegou a informar que houve sim problemas pontuais relacionados à internet, mas que nenhum aluno seria prejudicado.

O período de recebimento de documentos para matrícula de aprovados no  Vestibular e SIS 2016, acesso 2017, da UEA segue até amanhã (30).

Ao todo, 3.272 vagas são ofertadas para os 30 cursos com início em 2017. Para o vestibular, são oferecidas 1.950 vagas, sendo 92 vagas para indígenas. Já o edital do SIS dispõe de 1.322 vagas, sendo 83 vagas para indígenas. Cursos mais concorridos: Medicina, Direito, Administração, Enfermagem e Educação Física. De acordo com a UEA, os candidatos convocados deverão imprimir e preencher o formulário Ficha de Identificação do Candidato que se encontra disponível no portal da UEA (www.uea.edu.br) levando o referido formulário, juntamente com a documentação exigida, na respectiva Unidade Acadêmica na qual o curso esta sendo ofertado.

3.272 - vagas estão sendo ofertadas  para 30 cursos na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com início em 2017. Do total de vagas, 1.950 são para o vestibular e 1.322 por meio do  SIS.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.