Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Seminário

Alunos mostram produção tecnológica em evento que será realizado a partir desta 3ª

1º Seminário e Mostra de Ensino Tecnológico do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia de Informação (RHTI) acontece hoje e amanhã de 8h às 11h30



seminario1.jpg Alunos durante evento do projeto RHTI, que acontece hoje e amanhã na Escola Petrônio Portela / Foto: Divulgação
06/12/2016 às 05:26

A Escola Estadual Senador Petrônio Portela (avenida Bartolomeu Bueno da Silva, conjunto Dom Pedro, Zona Centro-Oeste) sedia hoje e amanhã o 1º Seminário e Mostra de Ensino Tecnológico do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia de Informação (RHTI). O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade no Ensino (Seduc) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O objetivo é mostrar para a comunidade e profissionais interessados os projetos de robótica, games, aplicativos, pranchas ecológicas e sistemas eletrônicos. Participam estudantes de seis escolas participantes do programa: Colégio Amazonense D. Pedro 2º, Colégio Brasileiro Pedro Silvestre Maria Amélia do Espírito Santo, Prof. Francisco das Chagas Souza de Albuquerque, Ernesto Penafort e Escola Estadual Ruy Araújo.

O evento também promoverá no auditório, a apresentação e discussão sobre o tema “Ensino Tecnológico” com uma abordagem educacional motivadora. Esta atividade do primeiro dia contará com a colaboração da doutora em Educação Nádia Falcão, do PHD em Ciência da Computação Ruiter Caldas (ambos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da doutora Andréa Weichaman, representando a Fapeam, e da mestra Roberta Prestes, representando a Seduc.

A exposição que os estudantes (chamados de cientistas juniores) do projeto vão realizar é resultado do ensino sobre robótica, games, inovação e realidade aumentada.
A implementação do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia de Informação (RHTI) ocorreu no segundo semestre de 2012. Inicialmente, o projeto foi sediado no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), onde permaneceu até 2014, tendo formado lá sua primeira turma um ano antes. Atualmente, o projeto está instalado em um bloco dedicado na área da Escola Petrônio Portela e vem, neste fim de ano, concluindo a formação de sua segunda turma.

“Nossa expectativa é de poder compartilhar essa produção. E isso é representativo pois começou com uma turma pequena de alunos que iniciaram leigos e que, mesmo em face da crise, conseguiram ter estímulo certo para desenvolver a criatividade, tecnologia, inovação e empreendedorismo”, disse o professor Especialista em Informática na Educação Julio Coelho e Silva, um dos coordenadores do seminário.

Frase

"Os alunos iniciaram leigos e, mesmo na crise, conseguiram ter estímulo certo para desenvolver a criatividade" (Júlio Coelho e Silva, coordenador do RHTI)

Programação

Seminário e Mostra do RHTI na Escola Estadual Senador Petrônio Portela

Hoje (6) - 8h às 11h30

Palestra dos técnicos Nádia Falcão e Ruiter Caldas no auditório da escola.
Salas temáticas de Robótica, Games e Produção Técnica, nos laboratórios do bloco do RHTI, com demonstração dos alunos.
 

Amanhã (7) - 8h às 11h30

Salas temáticas de Robótica, Games e Produção Técnica, nos laboratórios do bloco do RHTI, com demonstração dos alunos.

Fonte: Coordenação
 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.