Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021
Ciclo de debates

Amazon Day debate possibilidades para conservação e sustentabilidade da Amazônia

Programação do evento também vai abordar as principais descobertas e recomendações do Painel Científico para a Amazônia (SPA) com o objetivo de conservar o bioma da região



amazon__1___1__F5C16189-CB54-48B9-BFA8-4A164F631398.jpg Evento reúne pesquisadores, cientistas, ONGs, órgãos públicos, representantes do setor privado e outros agentes que trabalham na Amazônia (Foto: Divulgação)
19/09/2021 às 16:45

O tema “Rumo para uma Amazônia Sustentável” será debatido na 4ª edição do Amazon Day, evento promovido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), no dia 21 de setembro, a partir das 16h (Manaus), através do canal no YouTube (https://www.youtube.com/sdsnamazonia). 

As principais descobertas e recomendações do Painel Científico para a Amazônia (SPA) com o objetivo de conservar o bioma da região também estão na programação do evento, além de sessões sobre soluções climáticas e conservação de recursos hídricos. 



O Amazon Day é realizado durante a Conferência Internacional de Desenvolvimento Sustentável (International Conference of Sustainable Development - ICSD), organizado pela rede SDSN global na Universidade de Columbia. O evento e a conferência fazem parte  da Semana do Clima e da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontecem, neste mês, em Nova York (EUA).

“Esta é uma oportunidade de reunir pesquisadores, cientistas, ONGs, órgãos públicos, representantes do setor privado e outros agentes que trabalham na Amazônia e fora dela para debatermos os rumos necessários para a conservação e o desenvolvimento sustentável desse ecossistema tão importante para o planeta. Este é um evento inclusivo, de compartilhamento de experiências e muito valioso na elaboração de soluções para a floresta amazônica e seu povo”, afirma o presidente da SDSN Amazônia e superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana. 

A sessão 1 do Amazon Day terá os “Principais avanços e recomendações do Painel Científico para a Amazônia (SPA)”. Formado por mais de 200 cientistas renomados, o SPA realiza uma avaliação científica abrangente e inédita na região, em busca de recomendações para o bem-estar a longo prazo do ecossistema e da sua população.  Durante a sessão será apresentado uma versão resumida do relatório, além das recomendações para a formação de políticas públicas baseadas em evidência científica com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e conservação da floresta. 

A sessão 2 traz como tema ‘Governadores pelo Clima: Amazônia e COP 26’. A FAS, em parceria com o Centro BRasil, promove um debate sobre o papel dos governos estaduais na agenda climática e, sobretudo, na conservação da Amazônia a nível internacional. 

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.