Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
SAÚDE

Amazonas dá início ao 'Março Lilás' no combate ao câncer de colo uterino

Segunda edição do movimento foi lançada na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). Mês alerta à importância da vacinação contra o HPV e a realização de exames preventivos



5ae41960-f0f8-4c76-8e6e-4921fd1e441c_58F01A5C-EB98-4B8E-9B51-76A19BAEB810.jpg Foto: Divulgação
03/03/2020 às 10:34

A segunda edição do Movimento Estadual Março Lilás foi lançada na noite desta segunda-feira (2), na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), na zona centro-oeste de Manaus, com foco no alerta à importância da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e a realização dos exames preventivos. O mês terá programação repleta de atividades que vão abordar a prevenção ao câncer do colo de útero, o mais incidente entre as mulheres no Estado.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o Amazonas terá, em 2020, 700 novos casos de câncer do colo de útero, sendo 580 somente em mulheres que moram em Manaus.



Na avaliação do diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o Março Lilás é um movimento que tenta sensibilizar a população quanto à possibilidade de se prevenir e evitar o câncer de colo uterino. Segundo o médico, a atual gestão do Estado e da Fundação estão tomando diversas medidas neste sentido.

“Urge que a gente mude esse cenário de alto número de casos de câncer de colo de útero no Amazonas. É uma doença 100% evitável e estamos tomando as ações e medidas necessárias para reduzir esses números e salvar mais mulheres”, afirma Mourão.

A campanha

O Movimento Estadual Março Lilás 2020 é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e Fundação Cecon, e conta com o apoio das ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Em 2020, o tema do Março Lilás é “A vida sendo cuidada por onde ela iniciou: pelo colo do útero”. Esta é a segunda edição do movimento no Amazonas, lançado no ano passado com a Lei 4.768/2019, que foi sancionada pelo governador Wilson Lima em 11 de janeiro de 2019.

HPV

Na programação, um dos destaques será o Dia D de intensificação da vacina contra o HPV e coleta de exames preventivos, que ocorrerá no dia 28 de março, das 8h ao meio-dia, nas unidades da Semsa.

O HPV causa o câncer de colo uterino e é adquirido sexualmente. No colo do útero, o vírus leva de 10 a 15 anos para modificar o comportamento das células e se transformar em câncer. Por isso a vacina contra o vírus é a primeira medida para prevenir o câncer de colo uterino.

“São necessárias duas doses da vacina para meninas dos 9 aos 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos. Essa vacina é gratuita, eficaz e segura. A palavra de ordem é prevenção”, diz a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, médica ginecologista Mônica Bandeira.

Preventivo e tratamento

Outro foco da campanha é alertar as mulheres que iniciaram sua vida sexual a fazerem o exame preventivo (Papanicolau) anualmente. O objetivo desse exame é detectar as lesões precursoras de câncer do colo uterino, inflamações de alto grau que levam de 10 a 15 anos para se transformarem em câncer.

Para quem tem esse tipo de lesão, que é detectada no preventivo, é necessário ser submetida a uma pequena cirurgia chamada conização, que dura em torno de 10 minutos e é feita na maioria dos casos sob anestesia local. Assim a inflamação é retirada em forma de cone e a cicatrização do colo uterino ocorre em 50 dias.

A FCecon é a única unidade que faz o procedimento na rede pública de saúde do Amazonas e, em 2019, realizou 575 conizações.

“Conização é a palavra do Março Lilás. A população precisa saber que com essa pequena cirurgia, que é feita na FCecon, as mulheres evitam o câncer de colo do útero”, destaca Mônica Bandeira.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.