Publicidade
Cotidiano
Notícias

Amazonas é o estado com maior número de roubos de carros

Com 555,5 carros roubados por 100 mil habitantes o estado figurou em 2013 como um dos mais violentos. A maioria dos veículos roubados por quadrilhas especializadas terminam em oficinas clandestinas de desmanches  10/11/2014 às 22:06
Show 1
Parte dos veículos roubados ou furtados, que são recuperados pela polícia, acabam superlotando o pátio da DERFV
Cinthia Guimarães Manaus (AM)

O Amazonas é o estado que teve o maior índice de roubos de veículos do Brasil em 2013, apontou a prévia do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta segunda-feira (10), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A informação foi dada em primeira mão em reportagem exibida no Jornal Nacional, da TV Globo.

A estatística leva em conta o número de roubos por cada 100 mil habitantes, onde o Amazonas aparece com 555,5 roubos, uma vez que sua população é de 3.483.985 (Censo IBGE 2010). Depois vem Alagoas (522,3), Rio de Janeiro (503), Bahia (412,8) e São Paulo (402).

Por sua vez, o estado mais populoso da federação teve o maior número absoluto de roubos de veículos: 98 mil no ano.

Em todo país foram registrados 229.800 roubos de veículos e, 2013, o que dá uma média de 26 carros roubados por hora. Na maioria dos casos, o carro que some das ruas é desmanchado e abastece o mercado clandestino de peças usadas.

Os dados completos constam na 8ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP, será divulgada nesta terça-feira (11).

Casos recentes 

As prisões recentes confirmam as estatísticas alarmantes. Na última sexta-feira (7), a Polícia Militar prendeu Jeuvair da Silva Lima, que delatou comparsas que faziam parte de uma quadrilha especializada em roubar veículos e adulterar documentos. Em uma casa no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, policiais encontraram carros e motocicletas roubadas, placas adulteradas, CNHs e CRLVs falsas, impressora matricial. A Polícia Civil investiga o caso.

No final de outubro, Delegacia de Repressão ao Crime Organizado desarticulou uma quadrilha especializada em roubo e adulteração de veículos, que denominou de operação “Pit Stop”. Vinte mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram ordenados e 11 pessoas foram presas e autuadas por roubo, adulteração de sinal de identificação de veículo automotor, falsificação de documentos, receptação, porte ilegal de arma de fogo e associação de organização criminosa. No total, 16 veículos e seis motocicletas roubadas ou adulteradas foram recuperados pelos policiais civis.

 Em entrevista A CRÍTICA em outubro, o secretário de Segurança Pública de Roraima, Amadeu Soares, declarou que carros roubados em Manaus estavam sendo levados para Roraima para serem usados em assaltos a caixas eletrônicos e, também, para a fronteira, onde são trocados por droga. 


Publicidade
Publicidade