Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
Notícias

Amazonas poderá ganhar nova rota comercial com a Ásia

De acordo com o representante da delegação equatoriana que visitou o Terminal Portuário Chibatão, Alexis Villamar Fabara, o novo trajeto reduzirá o tempo de chegada de materiais em pelo menos cinco dias



1.jpg O novo trajeto reduzirá o tempo de chegada de materiais em pelo menos cinco dias
03/11/2014 às 11:56

O Amazonas poderá ganhar uma nova rota comercial de produtos com a Ásia e Equador. A proposta vem da comitiva de investidores equatorianos e representantes do Consulado daquele país, que buscou o Grupo Chibatão no intuito de realizar negociações sobre a implantação da rota alternativa, onde promete melhorar o desempenho logístico para o Estado.

A rota proposta pela comitiva internacional deixará de passar pelo tradicional Canal do Panamá, percurso feito pela maioria dos navios que transportam insumos para Manaus, e será feita a partir do porto de Manta, no Equador em um trecho rodoviário, em seguida passando por Letícia por meio de barcaça, na Colômbia e adentrando em águas brasileiras, atracando em Tabatinga e finalizando em Manaus.

De acordo com o representante da delegação equatoriana que visitou o Terminal Portuário Chibatão, Alexis Villamar Fabara, o novo trajeto reduzirá o tempo de chegada de materiais em pelo menos cinco dias, se comparado aos quase 40/50 dias com a tradicional rota do Canal do Panamá. “A passagem pelo canal é geralmente lenta, o que demanda mais tempo das embarcações. Com esta nova alternativa, a logística será otimizada consideravelmente”, afirmou.

Segundo ele, existe ainda a possibilidade de expandir o desenvolvimento socioeconômico de Manaus com uma melhor comunicação com o mercado Asiático e Equatoriano.

Para o gestor do Grupo Chibatão, Jhony Fidelis, esta é uma ótima oportunidade para estreitar as relações com o comércio exterior e trazer benefícios para o Polo Industrial de Manaus (PIM). “Com a estrutura oferecida pelo grupo para dar suporte em operações propostas pelos equatorianos, poderemos criar uma parceria que só vai acrescentar ao mercado local”, disse. 

*Com informações da assessoria de comunicação.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.