Domingo, 17 de Novembro de 2019
Notícias

Amazonas tem mais de 13 mil contribuintes na malha fina 2014

O contribuinte que ainda não recebeu sua restituição deve acessar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita Federal na internet e consultar o extrato de sua declaração



1.jpg Contribuintes devem verificar a situação de sua declaração no site da Receita Federal
10/12/2014 às 11:17

No Amazonas 13.361 contribuintes estão na malha fina da Receita Federal. O contribuinte que ainda não recebeu sua restituição deve acessar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br) e consultar o extrato de sua declaração. Para isso, deve gerar um código de acesso na própria página, mediante a utilização do número do recibo das duas últimas declarações entregues, ou utilizar certificado digital emitido por autoridade certificadora habilitada.

Nesse extrato, as pendências serão identificadas e o contribuinte poderá resolvê-las, em sua grande maioria, pela própria internet, sem a necessidade de se deslocar a uma unidade da Receita Federal. A autorregularização impede que o contribuinte pague multas ou outras penalidades, em cima do imposto de renda retido, que podem chegar até a 225% do valor do devido.



Retificação após o prazo

Contribuinte que prestou contas com a Receita no prazo, mas constatou erro ou omissão de alguma informação, deve apresentar uma declaração retificadora que deve ser enviada pela internet (programa de transmissão “Receitanet” ou aplicativo “Retificação online”), na página da Receita Federal.

A Receita alerta que a declaração retificadora tem a mesma natureza da originariamente apresentada e a substituirá integralmente e, portanto, deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionais, se for o caso.

O contribuinte deve informar o número do recibo de entrega da declaração original. Esse número é obrigatório e pode ser obtido na parte inferior do recibo ou por meio do menu Declaração, opção Abrir, caso a declaração anterior tenha sido apresentada mediante a utilização do programa Receitanet.

O que é malha fina

É o nome dado ao cruzamento de informações da Receita Federal. Nesse procedimento, os dados coletados nas declarações apresentadas pelos contribuintes são comparados com outras informações obtidas direta ou indiretamente de diversos agentes econômicos, tais como valores de rendimentos dos empregados e do imposto de renda retido na fonte fornecidos pelas empresas, valores de aluguéis informados por imobiliárias, dentre outros.

Ao processar todas as declarações, caso o sistema informatizado identifique alguma divergência entre o que foi declarado pelo contribuinte e as informações disponíveis na base de dados da Receita Federal do Brasil, a declaração da pessoa é retida em malha para análise e conferência.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.