Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
hospital_483883A4-4BCB-443A-B647-40E5037151E4.jpg
publicidade
publicidade

ALERTA

Amazonas tem mais duas mortes por H1N1 e Japurá é a 5ª cidade a registrar óbitos

Sobe para 26 o número de falecimentos em decorrência do vírus Influenza A no Estado. Borba, que não tem mortes por H1N1, registrou óbito por Vírus Sincicial Respiratório


15/03/2019 às 17:51

O município de Japurá (a 744 km de Manaus) é o quinto a registrar óbitos em decorrência do vírus da Influenza A (H1N1) durante o surto deste ano no Amazonas. De acordo com a edição nº 9/2019 do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas, divulgada hoje (15), o número de mortes subiu para 26, duas a mais do que o informativo anterior.

Além do óbito em Japurá, o novo registro ocorreu na capital amazonense, que já acumula 21 mortes. Manacapuru (duas mortes), Parintins e Itacoatiara, com um falecimento cada, completam a lista de municípios onde o H1N1 já matou no Estado este ano.

O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus divulgaram hoje que a campanha de vacinação contra o H1N1 começa na capital na próxima quarta-feira (20). As cidades da Região Metropolitana devem ser as próximas a iniciar a campanha.

De acordo com o boletim, que é divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), há 586 casos notificados e 106 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) no Amazonas. O Estado também tem 92 positivos para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

Seis óbitos foram confirmados como provocados pelo Vírus Sincicial Respiratório, sendo cinco de Manaus e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.

Em relação aos pacientes que evoluíram para óbitos, dos 33 casos ocorridos neste período entre fevereiro e março, 72% faziam parte de grupo de risco mais vulnerável para formas graves, com destaque para crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas.

publicidade
publicidade
Justiça decreta prisão de três pessoas pelas mortes na Muzema, no RJ
Educador indígena da rede estadual lança livro sobre a vida Munduruku
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.