Publicidade
Cotidiano
Notícias

Anatel lança aplicativo para usuários verificarem qualidade do serviço das operadoras

Ferramenta permite visualizar desde localização de antenas a percentagens de queda de ligação 14/10/2014 às 21:46
Show 1
O Anatel Serviço Móvel, já disponível nas plataformas Google Play e AppStore, usa a localização do usuário para descobrir quais operadoras atuam em seu município
lucas jardim* São Paulo (SP)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou, nesta terça-feira (14), o Anatel Serviço Móvel, um aplicativo que permite ao usuário saber quais os serviços oferecidos pelas empresas em seus municípios e a qualidade desses serviços. O anúncio foi feito em uma coletiva, parte do ciclo de atividades da Futurecom, maior feira do setor de telecomunicações da América Latina, realizada em São Paulo.

O Anatel Serviço Móvel já está disponível nas plataformas Google Play e AppStore, para uso nos sistemas operacionais Android e iOS, respectivamente. Utilizando GPS, ele usa a localização do usuário para descobrir quais operadoras atuam em seu município e se essas operadoras oferecem serviços de 2G, 3G e 4G na localidade. O aplicativo, feito depois de dois meses em desenvolvimento, também mostra quantas estações rádio-base (ERBs), como antenas, por exemplo, a operadora mantém, quais serviços essas antenas oferecem, e a localização de cada uma delas.

Em outra tela, o aplicativo apresenta dados de acesso, isto é, a percentagem de tentativas de conexão que resultaram em êxito, e dados de queda, isto é, a percentagem que a conexão cai uma vez estabelecida. Esses dados são divididos por operadora e são oferecidos separadamente, por mês, e também em forma de uma tabela que compara as estatísticas de uma mesma localidade durante um ano inteiro. Os dados também vêm especificados em serviços de voz, ou seja, ligações telefônicas, e serviços de dados, a chamada internet móvel.

O superintendente da Anatel Roberto Pinto Martins explicou a responsabilidade do órgão e o objetivo do aplicativo. “O nosso compromisso é continuar esse sistema, publicando essas informações, para que o consumidor perceba que o que ocorre na sua operadora e para que as outras operadoras [se] comparem”, disse.

Ele ainda fala da interatividade que inspira o projeto. “Nós temos várias informações na agência e eu acho que nós podemos disponibilizar essas informações, até porque elas já estavam sendo publicadas no site da agência, mas de uma maneira muito sem emoção então eu acho que aqui [no aplicativo] se cria um novo ambiente de interação entre o usuário e a forma com que a informação é apresentada”, comentou Roberto, que informou também que o site da Anatel também vai contar com os infográficos do app.

*O repórter viajou a convite da Telefônica Vivo

Publicidade
Publicidade