Publicidade
Cotidiano
Notícias

Ano letivo terá férias na Copa

Em processo inédito, professores e técnicos escolheram em votação direta o calendário para o ano do mundial de futebol 03/09/2013 às 09:53
Show 1
Rossieli (de branco) recebeu e oficializou o resultado da consulta aos professores
jornal a crítica ---

Os professores da rede pública estadual de ensino do Amazonas tiveram a oportunidade de escolher mediante votação qual calendário escolar será adotado pela rede no ano de 2014. O processo contou com a participação de 15.688 professores da capital e do interior do Estado.

A votação aconteceu entre 19 a 23 de agosto e neste período os professores tiveram a oportunidade de decidir sobre três opções previamente apresentadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

De acordo com a proposta de calendário escolhida pela maioria, o ano letivo de 2014 terá início no dia 5 de fevereiro e será concluído no dia 19 de dezembro. O calendário eleito contou com 8.318 votos do total de 15.688 registrados.

O processo, realizado pela primeira vez, contou com os votos de 7.463 professores e pedagogos que atuam em escolas da capital e de 8.225 que atuam nas escolas do interior do Amazonas, contabilizando um total de 15.688 votantes.

De acordo com o secretário Rossieli Soares da Silva, ao assegurar aos professores a decisão de escolha sobre qual calendário seguir no ano seguinte, a Secretaria está prezando pela democracia. “Pela primeira vez realizou-se um processo com esta amplitude no Amazonas envolvendo a capital e o interior. Delegamos aos profissionais da educação a decisão de escolha acerca do calendário. Acreditamos que este espírito democrático só tem a contribuir com o desenvolvimento de nossa Educação”, ressaltou Rossieli Silva.

Apuração

Participando do processo de apuração dos votos, Josemar de Oliveira Brito, que leciona na escola estadual Sebastiana Braga, destacou o caráter democrático da iniciativa. “É louvável a decisão da Secretaria em ouvir e confiar aos professores o processo decisório”, destacou.

Lívio de Sousa Lima, professor no Centro de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, ressaltou a transparência do processo.

Saiba mais

Com as aulas sendo iniciadas no dia 5 de fevereiro e sendo concluídas no dia 19 de dezembro de 2014, o calendário estabelece férias escolares entre os dias 17 e 30 de junho, no período de realização da Copa do Mundo da Fifa, além de definir como ponto facultativo os dias de jogos da Seleção Brasileira que por ventura forem agendados para além deste período de férias planajeadas.


Publicidade
Publicidade