Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021
Repercussão

Anúncio de concurso público para área de saúde municipal repercute entre vereadores na CMM

Segundo alguns vereadores, concurso vai suprir a necessidade de pessoal enfrentada pela secretaria municipal de saúde



WhatsApp-Image-2020-07-05-at-14.23.54_72D77F71-BAE1-4247-8547-7D88BD5861E0.jpeg Foto: Divulgação
24/08/2021 às 15:09

Em sessão da Câmara Municipal de Manaus nesta terça-feira (24), o vereador Marcelo Serafim (PSB) destacou na plenária, o anúncio realizado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, sobre a realização de um concurso público para mais de 2 mil vagas e cadastro reserva para área de saúde. Segundo político, o concurso vai suprir a necessidade de pessoal enfrentada pela secretaria municipal de saúde.

“Nós enfrentamos um grande problema no RH da secretaria de saúde, onde já tivemos mais de 11 mil funcionários e hoje, essa quantidade não passa de 7 mil. Só nesse ano, já foram assinadas mais de 700 autorizações de aposentadoria de servidores. Essas pessoas são de concursos muito antigos e elas acabam, ao longo do tempo, se aposentando. A gente não tinha um concurso válido para fazer essa reposição dessas peças tão importantes, que são a funcionários da área de saúde. Acaba que muitas vezes temos que sobrecarregar aqueles que lá estão. Horas extras e mais horas extras para podermos dar o bom atendimento à população de Manaus. O concurso deve acontecer por volta de fevereiro, com as nomeações já no próximo ano, após a homologação do concurso”, relatou o vereador.

Marcelo Serafim também destacou a ideia do Parque da Saúde, que servirá como local para prestação de serviço com 11 equipamentos de saúde em apenas um ponto.

“Já conversei com alguns colegas vereadores para que possamos encaminhar as emendas parlamentares do próximo ano, para que a gente possa ajudar na cota de 25% das emendas de saúde. O Parque da Saúde vai ser estabelecido na zona sul da cidade de Manaus. Nele nós teremos o Centro de especialidades odontológicas, um Centro de Reabilitação, os CAPS (Centro de atenção psicossocial), o laboratório distrital Sul, laboratório de citologia, laboratório de vigilância”, afirmou.

O vereador destacou ainda que o prefeito quer inserir neste espaço o centro de imagens, para que possa ser realizados os exames de imagem, além da implementação de uma farmácia distrital.

“Também será instalado no local o centro de saúde da zona sul. Para se ter uma ideia, dos 11 equipamentos da prefeitura de Manaus que serão instalados no local, hoje, sete são alugados e se gasta uma verdadeira fortuna em locação de imóveis, porque não se teve a preocupação de construir uma estrutura para esses equipamentos”, disse.

O vereador Jander Lobato (PTB) ressaltou a importância do concurso. “Tivemos tantas perdas durante a pandemia de Covid-19 na área de saúde. Agora com o concurso público que vai resolver, ou amenizar muito o problema que temos”.

O vereador Daniel Vasconcelos (PSC) comemorou a realização do concurso público para área de saúde municipal. “Nós temos nove anos sem concurso. Último concurso aconteceu em 2012. As nossas equipes precisam realmente de pessoas para poderem trabalhar melhor”, disse o vereador.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.