Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019
CONFRONTO

Ao lado de militares, Guaidó diz ter apoio para acabar com a ‘usurpação’ na Venezuela

Neste momento, “fazemos um grande apelo aos funcionários públicos e a um componente fundamental: nossas Forças Armadas”, disse o líder opositor rodeado por carros blindados



guaid__E9A4853C-8001-41F6-986E-7964427D7289.JPG Foto: Reprodução/Internet
30/04/2019 às 08:16

O governo venezuelano está confrontando um pequeno grupo de “traidores militares” que estão buscando promover um golpe, disse o ministro da Informação, Jorge Rodríguez, nesta terça-feira no Twitter.

O líder da oposição, Juan Guaidó, emitiu declarações no início da manhã através de um vídeo em sua conta no Twitter, no qual aparece ao lado de tropas e ao lado do também líder oposicionista Leopoldo López, que até agora permanecia em prisão domiciliar em sua residência no leste de Caracas.



“O chamado é aqui neste momento, na base aérea de La Carlota, para acompanhar o cessar definitivo da usurpação... Hoje é uma reunião de todos os venezuelanos”, disse Guaidó.

Neste momento, “fazemos um grande apelo aos funcionários públicos e a um componente fundamental: nossas Forças Armadas”, acrescentou o líder opositor rodeado por carros blindados.

Guaidó, que, à frente do Parlamento ignorou o governo de Maduro em janeiro e se autoproclamou presidente interino do país —com o apoio de deputados e inúmeros governos do mundo—, disse que seu apelo foi vinculado à Constituição e defendeu a luta não violenta.

Depois de seu discurso, ele apareceu cercado por um grupo de soldados em uma via principal de Caracas e convocou soldados e civis para acompanhá-lo, segundo testemunhas da Reuters.

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, disse rejeitar o movimento de tentativa de golpe que ele disse buscar preencher o país com violência.

Em algumas ruas ao leste da capital venezuelana, pessoas se deslocavam muito cedo para seus empregos, e o metrô funcionava. A via que circunda a base aérea de La Carlota foi bloqueada por caminhões e ônibus.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.