Terça-feira, 15 de Junho de 2021
Reserva Adolpho Ducke

Apesar da segurança, desaparecimentos continuam frequentemente na Reserva Adolpho Ducke

No último final de semana, dois adolescentes passaram quase 24 horas desaparecidos na região



f0dedc0c-03d2-4b5b-9847-f927d01a5e6a_C3015B75-4E58-41A5-A296-8984CE36486A.jpg Foto: Gilson Mello
27/04/2021 às 08:39

A Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada no bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus, espalhando-se por cerca de 100 quilômetros quadrados, onde o Museu da Amazônia (Musa) ocupa 100 hectares, equivalente a 1%. Além de ser conhecido por sua grande beleza, por sua grandeza o lugar destaca-se por uma série de desaparecimentos.

O acontecimento mais recente foi no último domingo (25), após quase um dia desaparecidos, seis adolescentes conseguiram encontrar a saída do local, por volta das 10h, apenas com cortes e arranhões.

A coordenação do Musa é responsável apenas pela área de educação ambiental e parte turística do local. A Reserva Adolpho Ducke é de responsabilidade do Governo Federal, administrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

De acordo com o administrador, Valter Calheiros, as visitas acontecem de forma guiada, podendo também acontecer sem guia. “As trilhas acontecem de forma tranquila, quando sem guia, orientamos e disponibilizamos o mapa. Então basta seguir as regras para não se perder”, disse.

O administrador ressaltou que toda área do Musa é protegida por cercas, porém pode acontecer de pessoas externas, terem acesso à reserva ou até mesmo igarapés. Como no caso dos seis adolescentes, que ao jogarem futebol, tiveram a bola arremessada para dentro do local.

Segurança da Reserva

A Reserva Florestal Adolpho Ducke é a única no Brasil dentro de um espaço urbano. Possui uma Gerência de Vigilância administrada pelo Inpa, durante 24 horas por dia, estando presente em todas a trilhas e pelos 100 km2 do local.

Em caso de desaparecimento dentro da Reserva deve ser realizado o Boletim de Ocorrência (B.O), dessa forma, o Centro de Operações Bombeiro Militar é acionado, com o intuito de montar uma equipe de busca e resgate em ambiente de selva.



Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.