Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Notícias

Apesar de 600 novos comércios abertos este ano, lojistas reclamam de vendas fracas

Mais lojas e menos vendas no comércio amazonense: de acordo com pesquisa da CDL-Manaus,  apesar da abertura de novos empreendimentos, quantitativo aparece inverso ao volume de vendas



1.jpg Segundo entidade do comércio, o Dia dos Pais deste ano deve apresentar um crescimento de 1,5% nas vendas
28/07/2015 às 10:12

Pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) demonstra que empresários em Manaus caminham na contramão da crise, e abrem lojas em um período considerado de crise econômica. No primeiro trimestre de 2015, foram inauguradas 600 lojas na capital amazonense,  segundo o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag.

Esses empreendimentos de diversos setores, que vão desde lojas de varejo, auto-peças a postos de combustíveis, conveniência e restaurantes, abriram 11 mil vagas, sendo que cerca de 9 mil estão preenchidas, destaca Assayag.



No cenário atual, esse quantitativo aparece inverso ao volume de vendas do comércio. “Nunca aconteceu na história do Amazonas essa quantidade de lojas inauguradas. O que aconteceu foi que os empresários inspirados pela Copa do Mundo, investiram final do ano passado, em lojas de diversos setores, apostando no crescimento financeiro. No entanto, isso aumentou a competitividade, justamente no período em que as vendas não cresceram”, destaca o presidente. A aposta para os comerciantes está em datas comemorativas presente no nosso calendário.

Dia dos Pais

Segundo pesquisa de intenção de compras realizada pela (CDL Manaus), o Dia dos Pais deste ano deve apresentar um crescimento nas vendas de 1,5% em relação ao ano passado, resultando em uma receita bruta de mais de R$ 71 milhões para a economia amazonense.

Entre as formas de pagamento, está o dinheiro, ocupando consideravelmente a primeira posição (72,3%), posteriormente cartão de crédito (21,2%) e cartão da loja (3%). “Isso demonstra que o consumidor está tendo consciência das suas limitações financeiras. Está gastando o dinheiro de maneira mais racional, evitando o endividamento em longo prazo”, enfatiza Raph Assayag.

Intenção de compras

Mesmo com a abertura de novos shoppings na cidade, a preferência do consumidor para a compra do dia dos pais ainda está no centro da cidade (42,6%), em seguida, shoppings (27,4%). As compras pela internet (1,2%) aparecem entre as últimas opções. “Eu já fiz essa tentativa, e tentei presentear o namorado, mas a encomenda chegou bem depois da data que eles haviam me informado. Nem todos os sites de compras são confiáveis, o que acaba nos limitando bastante na escolha do presente”, afirma Catherine Soares.

Os setores mais procurados para compra são vestuário (30%), calçados/cinto (18%), perfume (10,9%), e celular (10,4%), que apesar de ocupar o quarto lugar na intenção de quem presenteia, ele ocupa o segundo na preferência de quem pretende receber o presente (9,8%), ficando somente atrás de vestuário (20%). “A nossa expectativa é positiva, como foi no dia dos namorados. Nesse dia dos pais, pretendemos fechar com as vendas 20% maiores do mesmo período do ano passado”, afirmou o Marcelo Fernandes, gerente da Brooksfield.

Famílias cada vez mais endividadas

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que em julho o percentual de famílias endividadas alcançou 61,9% – uma queda em relação aos 62,0% observados em junho, como também em relação aos 63,0% de julho de 2014. É a segunda queda consecutiva este ano.

Para a CNC, apesar da moderação no crescimento do crédito, a alta das taxas de juros, a persistência inflacionária e a queda na renda real do trabalhador provocaram impactos negativos nos indicadores de inadimplência.

Houve aumento, tanto na comparação mensal quanto na anual, no percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso e entre aquelas que relataram não ter condições de pagar suas contas atrasadas (inadimplentes).



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.