Publicidade
Cotidiano
Notícias

Aplicativo ajuda turista que quer conhecer as belezas de Parintins

Aplicativo turístico para sistemas iOS e Android, desenvolvido por professor parintinense, promete inovar o Festival Folclórico de Parintins em 2016 26/06/2015 às 13:09
Show 1
A pessoa poderá acessar informações sobre Parintins pelo celular
VINICIUS LEAL ---

Ajudar visitantes e turistas a desvendar e aproveitar as belezas da Ilha Encantada de Parintins e descobrir cada detalhe por trás do Festival Folclórico protagonizado por Caprichoso e Garantido é o objetivo do aplicativo de celular “ParintinsTur”, que está sendo criado pelo cientista em computação e designer, o  parintinense Guto Kawakami, 24.

“É um aplicativo turístico onde a pessoa poderá acessar informações de Parintins, como hotéis, pontos turísticos, a culinária e a cultura local, o centro de atendimento ao turista, e também haverá uma seção específica sobre Garantido e Caprichoso”, explicou Kawakami. O app ainda está na fase de testes, e tem prazo para ser lançado em 2016, alguns meses antes do Festival do ano que vem.

“Já está com o design todo pronto e estamos na fase do desenvolvimento, corrigindo os ‘bugs’ (defeitos e erros)”, explica Kawakami. Segundo ele, o ParintinsTur será disponibilizado gratuitamente para download na Apple Store (para usuários de IPhone), e no Google Play, para quem usar o sistema Android. Ainda não há versão para Windows Phone.

Antes, o app ficará disponível para usuários específicos, na fase de testes de uso. “São usuários ‘beta’, onde a gente vai criar um relatório com alguns erros e depois corrigir”, explica. O prazo para finalizar totalmente o app é em setembro deste ano, quatro meses depois do início da produção. “A ideia surgiu em 2013, mas só comecei a produzir em maio deste ano”, disse Guto.

A tecnologia que incentivará o turismo na cidade de Parintins não recebeu apoio do poder executivo, apenas da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), onde Guto é professor. Ele não cobrará nada pelo app. “Eu quis usar o conhecimento que aprendi fora de casa para ajudar a minha casa (Parintins)”, diz.

App azulado

Guto Kawakami é torcedor e compositor do bumbá Caprichoso e também quer usar seus conhecimentos para ajudar o Touro Negro. Ele pretende lançar um aplicativo específico para o Caprichoso, um app “azulado” que ainda não tem nome nem previsão de lançamento. “Já pensei em fazer um app para o Caprichoso, mas nunca botei em execução. Resolvi homenagear primeiro Parintins e ajudar o turismo”, enfatizou.

“Tenho só rabiscos dele (aplicativo), mas vou disponibilizar as toadas; criar um canal entre o torcedor e o Conselho de Arte”, explica. O aplicativo terá tudo que tem no site do Caprichoso, e um pouco mais.

Publicidade
Publicidade