Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Notícias

Aplicativo para celular 'combina caronas' entre estudantes da Universidade Federal do AM

Em seu site, o 'Vamo Junto' já conta com 200 inscrições de pessoas interessadas em participar do serviço. Além da carona, o app móvel também possibilita que usuários combinem a divisão de gastos com combustível



1.jpg Após estudar cinco anos na Ufam, Andrew Pacífico percebeu que havia demanda para o serviço e resolveu montar a ferramenta
06/02/2015 às 17:21

“Encontrar amigos para dividir um veículo, de maneira rápida e fácil, economizando e ajudando para um trânsito menos caótico e a preservação do meio ambiente”. É assim que Andrew Pacífico, ex-aluno da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e criador do aplicativo de caronas destinado a instituição, apresenta o ‘Vamo Junto’ aos universitários.

A ideia de um aplicativo para compartilhar caronas não é novidade e já existe para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. No entanto, a diferença do ‘Vamo Junto’ está em seu público alvo inicial, os frequentadores da Ufam.

Pacífico conta que a experiência enquanto universitário por cinco anos contribuiu muito para a decisão de montar a ferramenta. “Sei bem como é a realidade lá dentro no quesito transporte e locomoção. Nessa realidade, poucas pessoas são abertas a pedir ou oferecer caronas a desconhecidos, no entanto, a aceitação existe quando envolve pessoas conhecidas”, lembra.

De acordo com ele, a ideia é que posteriormente o aplicativo possibilite o compartilhamento de informações em grupos fechados, ou seja, entre amigos, colegas de trabalho, de escola, de faculdade. “A Ufam foi escolhida para o ponta pé inicial justamente por conta dessa realidade. Queremos trabalhar para que ele não tenha qualquer limitação de origem ou destino no futuro”.

A página do aplicativo no Facebook espera chegar a mil curtidas nesse fim de semana. O objetivo, segundo Pacífico, é que a ferramenta comece a ser utiliza a partir do dia 6 de abril, quando inicia o período letivo de 2015. “A meta é lançar a versão para o Android primeiro e, a partir daí, trabalhar a publicidade, melhorias na versão inicial e desenvolver a ferramenta para outras plataformas”, contou Pacífico.

Compartilhamento de informações

Basicamente, como o foco inicial é a carona para a universidade, cada usuário que tem carro pode se cadastrar e publicar o percurso de sua viagem de ida ou de volta, sempre com o ponto de origem. Essas informações poderão ser compartilhadas com seus amigos ou com outros alunos da Ufam.

Para Pacífico, o mais importante nesse momento é que o usuário pode escolher com quem vai compartilhar as informações. No site do aplicativo (www.vamojunto.co), mais de 200 pessoas já demonstraram interesse em participar. Lá é possível cadastrar o email para receber o aplicativo quando estiver disponível.

Entre as funcionalidades pretendidas pelo projeto é possibilidade de divisão dos gastos com o combustível. “Dessa forma tem um incentivo para o motorista ter vontade também de oferecer a carona. Assim é possível realizar um rodízio de veículos e diminuir a quantidade de carros nas ruas todos os dias”, conta o autor.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.