Publicidade
Cotidiano
TRANSFERÊNCIA

Após fuga em Manacapuru, detentos são transferidos para presídios de Manaus

Fuga aconteceu durante o feriado do Carnaval 15/02/2018 às 09:33 - Atualizado em 15/02/2018 às 09:41
Show show manacapuru
Foto: Divulgação
acritica.com

O feriado de Carnaval foi agitado no sistema prisional do interior do Estado. Houve fugas de detentos na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) e na delegacia de Manacapuru, onde estão custodiados presos da cadeia desativada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Após as fugas, o foragido de Itacoatiara foi recapturado e detentos de Manacapuru foram transferidos para unidades prisionais de Manaus.

Nesta quarta (14), 22 detentos de Manacapuru foram levados para a capital, sendo 21 homens e uma mulher. Os presos foram encaminhados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), localizada nas dependências do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). A detenta foi conduzida ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF). O foragido de Itacoatiara que foi recapturado é Ronald Lavareda Lima.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Cleitman Coelho, acompanhou os procedimentos de transferência em Manacapuru e o recebimento dos mesmos em Manaus para avaliar as unidades mais adequadas para custodiar os presos transferidos. “Os detentos vão passar pela triagem que irá examinar as fichas e certidões carcerárias para filtrar para quais presídios eles serão encaminhados, priorizando não só a segurança e integridade física de cada um, mas também a estabilidade do sistema prisional de Manaus”, explicou o secretário.

Novo presídio em Manacapuru

O Governo do Amazonas divulgou que está em fase de conclusão o processo licitatório que irá habilitar a empresa responsável pela construção de uma unidade prisional em Manacapuru.

Os recursos para a obra são oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), que disponibilizou uma verba para diversos estados da Federação, no final de 2016, para que realizassem investimentos em melhorias no sistema prisional. A nova unidade irá ofertar 286 novas vagas ao sistema prisional.

Publicidade
Publicidade