Publicidade
Cotidiano
Notícias

Após série de furtos, iluminação da ponte Rio Negro é recuperada

Na última segunda-feira (1°), dois homens identificados como Ítalo Rodrigues da Silva Gomes 20, e Maicon Freire Colares, 18, foram presos após terem sido flagrados roubando os fios elétricos da ponte 05/02/2016 às 20:32
Show 1
Sistema de iluminação do complexo viário, e da própria ponte Rio Negro, foi restaurado após o furto de cabos elétricos
Isabelle Valois Manaus (AM)

Toda o sistema de iluminação da ponte Rio Negro, que liga Manaus ao Município de Iranduba (a 25 quilômetros da capital), na Zona Oeste, tanto da parte cênica quanto a viária, foram recolocadas e para festejar a conclusão dos trabalhos e homenagear a passagem do Carnaval, nesta semana, ela  será iluminada por vários tons coloridos.

De acordo com a Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), responsável pela manutenção da ponte Rio Negro, desde o dia 23 de dezembro de 2015, primeiro dia do contrato com a empresa RR Construções, vencedora da licitação para executar os serviços de conservação dos sistemas de iluminação cênica, viária e do sistema de proteção contra raios, que operários estão trabalhando em três turnos para concluir o serviço de recuperação do sistema de iluminação da ponte.

A SRMM informou que desde o dia 28 de janeiro, a iluminação da ponte, tanto a parte cênica quanto a viária, estava totalmente operacional, conforme o cronograma apresentado pela empresa. Porém do dia 29 de janeiro até a última terça-feira (2), aconteceram três casos de furtos de fiação elétrica da ponte.

No total, foram furtados 6,2  mil metros de cabos, sendo que, nas três ocorrências, foi  executada a reinstalação de toda a fiação furtada e desde a última quarta-feira (3), a iluminação está toda restabelecida, e as equipes do RR Construções estão dando os último reparos.

Conforme a secretaria, as equipes da empresa responsável para executar o serviço estão trabalhando em três turnos na ponte, e no período do dia estão tendo um apoio da Polícia Militar para garantir a segurança dos instaladores.

Um fiscal da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Amazonas (Arsam), que preferiu não se identificar, disse que será necessário uma fiscalização mais rigorosa, pois há muitos furtos no local. “Em poucos dias desde que começaram a recolocar as novas fiações houve vários furtos. Tem gente que não conta conversa e quer se aproveitar de tudo de qualquer jeito. Precisa haver uma punição para esses vândalos”, afirmou.

Roubo

Na última segunda-feira (1°), dois homens identificados como Ítalo Rodrigues da Silva Gomes 20, e Maicon Freire Colares, 18, foram presos por policiais da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos e Defraudações (Derfd) após terem sido flagrados roubando os fios elétricos da Ponte Rio Negro, na Zona Oeste.

Prejuízo

De acordo com a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos e Defraudações (Derfd), em 2015, os furtos de fiação da Ponte Rio Negro causaram prejuízos para o Estado da ordem de R$ 800 mil.

Ciclismo

O complexo viário da ponte Rio Negro, principalmente do lado de Iranduba, costumava ser usado por equipes de ciclismo para treino visando competições, mas esta atividade foi interrompida desde que a escuridão passou a ser comum no local. O uso para passeios de bicicleta também foi prejudicado.

Publicidade
Publicidade